RUMOS DA SAFRA: Sondagem revela produtores otimistas, apesar da crise
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O caderno Caminhos do Campo, o suplemento de agronegócios do jornal Gazeta do Povo, divulgou nesta terça-feira (10/10) os resultados do Rumos da Safra, um levantamento técnico-jornalístico inédito no Estado, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e antecipar tendências da safra 2006/2007. Além da equipe de jornalistas da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), participaram das viagens técnicos da Federação da Agricultura (Faep) e da Ocepar. Foram percorridos no total 5,4 mil quilômetros, contemplando uma área de 2,6 milhões de hectares, para ouvir produtores, cooperativas e lideranças do agronegócio. O engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, analista técnico e econômico da Ocepar, participou do Rumos da Safra. Segundo ele, foram muito importantes as visitas a campo, pois as entidades puderem ouvir os produtores diretamente e assim avaliar a situação da nova safra. Mafioletti destacou que os produtores estão otimistas para a safra 2006/2007, apesar do endividamento, e acreditam que deve até sobrar dinheiro para começar a abater dívidas. Além disso, o técnico da Ocepar lembrou que a previsão climática é boa.
Área – De acordo com o levantamento divulgado no caderno Caminhos do Campo, na safra 2006/07 as culturas de soja e milho primeira safra devem ocupar uma área de 5,22 milhões de hectares no Paraná. O reflexo da crise de renda é a redução de 150 mil hectares na área global ocupada com soja e milho em relação ao último plantio, que atingiu 5,37 milhões de hectares. Ainda segundo o levantamento, nos próximos três meses não haverá mau tempo que justifique desânimo no campo.
Diversificação – Entre os diversos temas abordados, o Rumos da Safra revelou também que, em tempos de crise, a salvação da lavoura vem da diversificação. Segundo o jornal, produtores que não têm no cultivo de grãos sua única atividade conseguem equacionar melhor os custos e manter o custeio da propriedade.
Clique aqui e confira o material publicado pelo caderno Caminhos do Campo