SANTA CATARINA: Ocesc certifica e premia cooperativas nos 35 anos de fundação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O lançamento do balanço socioambiental do sistema cooperativista, a certificação das primeiras 13 cooperativas e homenagem às 44 fundadoras foram os destaques do Fórum dos Presidentes de Cooperativas de Santa Catarina, que assinalou o 35o aniversário de constituição da Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc), no último fim de semana, em Florianópolis. Os atos foram coordenados pelo presidente Neivor Canton. O evento reuniu cerca de 250 pessoas. A primeira parte da programação consistiu de palestra do consultor Carlos Hilsdorf. Em seguida, o gerente de cooperativismo Paulo von Dokonal apresentou o balanço socioambiental do cooperativismo catarinense. O relatório consolida as informações de 116 cooperativas catarinenses que, juntas, representam, 90% do movimento econômico do sistema.
Homenagens - Na seqüência foram homenageadas as cooperativas Cooper (Blumenau), Unimed Extremo Oeste (São Miguel do Oeste) e Ceraçá (Saudades) agraciadas com o prêmio Cooperativa do Ano. O prêmio foi criado em 2004 pelo sistema OCB/Sescoop e revista Globo Rural para reconhecer e valorizar as iniciativas promissoras que servem de referência e contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Em 2006 completou sua terceira edição com a participação das cooperativas dos ramos agropecuário, consumo, crédito, infra-estrutura, saúde e transporte. Concorreram 101 projetos de 62 cooperativas, representando 11 estados da Federação.
Certificações - Na etapa seguinte das festividades do 35o aniversário da Ocesc foram certificadas treze cooperativas que obtiveram o autocontrole e autogestão. A Ocesc pretende tornar as cooperativas catarinenses totalmente autogestionadas até 2008. Uma das ações implementadas para alcançar tais objetivos foi o lançamento, em 2005, do manual de procedimentos para a instituição e implantação do certificado de autogestão do cooperativismo catarinense. As cooperativas procuraram, ao longo daquele exercício, adequarem-se àquelas normas e padrões estabelecidos, divididos em quatro pilares: profissionalização da gestão; educação, formação e informação; intercooperação e responsabilidade social. Foram certificadas no evento de Florianópolis 10 cooperativas de crédito, duas de trabalho e uma de eletrificação: Unicred central/SC, a Unicred Florianópolis; a Unicred Criciúma, a Unicred Amurel, a Unicred Oeste Catarinense, a Unicred Lages, a Unicred Blumenau, a Cooperativa de economia e crédito mútuo dos magistrados, membros do ministério público e profissionais do direito catarinense (Coomarca), a Unicred litoral, a Cergral, a Unimed Blumenau, a Viacredi e a Coopseg. Ao final foram homenageadas as 44 fundadoras da Ocesc, constituída em 28 de agosto de 1971. O primeiro presidente foi o cooperativista Irineu Manke, tendo como vice-presidente Ivo Vanderlinde. O sistema Ocesc é, atualmente, formado por 252 cooperativas em atividade dos ramos agropecuário, consumo, crédito, educação, especial, habitação, infra-estrutura, mineração, produção, saúde, trabalho e transporte. No conjunto, reúnem 672.975 cooperados (associados), o que permite concluir que – considerados os familiares – um terço da população de Santa Catarina está diretamente vinculada ao cooperativismo. Para a consecução de suas atividades, as sociedades cooperativas empregam diretamente 22.100 pessoas.
Números - O faturamento global das cooperativas catarinenses de todos os ramos totalizou R$ 6 bilhões 936,5 milhões de reais, volume 10,6% superior ao ano de 2004, de acordo com levantamento da Ocesc.O movimento econômico representa 12% do PIB estadual. (MB Comunicação)