SAÚDE: Convenção Regional das Unimeds reúne lideranças em João Pessoa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

''O cooperativismo, hoje, tem vários mecanismos, e o sistema Unimed é um modelo de êxito". A avaliação é do sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso que proferiu palestra de abertura da XIX Convenção Regional das Unimeds do Norte/Nordeste, nesta terça-feira (04/09), em João Pessoa (PB). Cardoso falou sobre o perfil geopolítico da América Latina, fazendo uma avaliação da atual conjuntura da região, com destaque para os países da América do Sul.

Análise conjuntural - Durante sua palestra, o ex-presidente fez uma análise da conjuntura internacional focada especialmente para América Latina, destacou o crescimento de alguns países, a exemplo do Chile, e referenciou Plano Real, instalado no Governo Itamar Franco quando FHC ocupava o Ministério da Fazenda. "O Plano Real cumpriu seus objetivos fundamentais. Criamos uma mentalidade positiva. O brasileiro há muito tempo não sabe o que é inflação", acentuou.

Consolidação do Real - No entendimento de FHC, os fracassos anteriores ajudaram a construção do Real, "contudo o presidente Lula precisa agora trabalhar para que a consolidação da moeda sirva para fortalecer ainda mais a economia do país", disse, defendendo: "é fundamental que o país continue a crescer nas áreas econômicas". O ex-presidente enfatizou, também, que o Brasil precisa voltar a ter crença. "A gente vive de descrença por causa dos escândalos, em que as pessoas acham que quem vai lá para cima (para o governo) vai mesmo é para se beneficiar", reclamou. (Ascom N/NE)

Conteúdos Relacionados