SEAB: Pessuti se despede e Newton Pohl Ribas assume
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O vice-governador Orlando Pessuti transferiu o cargo de secretário da Agricultura nesta segunda-feira (03/04), em Curitiba, ao diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas. Durante a cerimônia que reuniu funcionários da Secretaria, das suas vinculadas, de empresas públicas e entidades privadas, entre as quais o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken que representou as cooperativas no anfiteatro da Secretaria, Ribas disse que sabe dos desafios que tem pela frente. “Desafios que começamos a enfrentar há três anos e três meses, quando assumimos esta pasta como diretor geral. A Agricultura é uma das Secretarias mais importantes do Governo, principalmente pelo fato do Paraná ser um Estado essencialmente agrícola, e hoje, com extrema responsabilidade assumimos a Seab como titular”, destacou.
Desafios - Entre os desafios enfrentados Newton Pohl Ribas lembrou a questão da febre aftosa, reconhecida no Estado pelo Ministério da Agricultura. Segundo ele, se não fosse o trabalho eficiente realizado pelos técnicos do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária) a situação poderia ter conseqüências muito mais sérias. Ele disse ainda, que vai trabalhar como sempre trabalhou, pautado pelo profissionalismo, ética, e pensando sempre no resultado positivo das ações, voltadas principalmente para o homem do campo. “Nada será desviado do foco pretendido até agora pelo governador Roberto Requião, e pelo nosso então secretário e vice-governador Orlando Pessuti”, afirmou.
Secretário - Newton Pohl Ribas é formado em Medicina Veterinária pela UFPR (1975). Tem Mestrado em Melhoramento Animal pela Universidade de Viçosa, MG. De 1986 a 1989, fez Especialização em rastreabilidade e gerenciamento de rebanhos leiteiros e qualidade do leite, na McGill University, e no Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros de Quebec, Montreal, Canadá. É Professor Adjunto Nível 4 da disciplina de Melhoramento Animal da UFPR (licenciado).
Despedida – Ao se despedir Pessuti elogiou a participação dos funcionários do Sistema de Agricultura do Estado para a melhoria do setor. “Valeu a pena lutar nestes três anos, juntamente com as equipes da Secretaria da Agricultura, suas vinculadas (Iapar, Emater, Ceasa, Claspar, Codapar e CPRA) e demais secretarias de Governo do Estado. Valeu combater o bom combate”, ressaltou. O ex-secretário também lembrou os momentos de dificuldades vividos pelo setor agropecuário, como a suspeita de febre aftosa, a gripe aviária e a estiagem que castiga o Estado pelo terceiro ano seguido. “Tudo isso acarretou um prejuízo imenso ao Estado e ao setor produtivo. Temos que nos unir às entidades representativas para encontramos os melhores caminhos para que os agricultores saiam desta grande situação crítica”, concluiu.