SECOAGRO: Começam na terça-feira (27) os seminários de agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começam na terça-feira, em Londrina, os "Seminários Itinerantes Comunicação e Agronegócio", uma iniciativa conjunta da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (AJAP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Embrapa Soja e Embrapa Florestas, e com o apoio do Sistema Ocepar, Faep, Emater-PR, Iapar e do Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). "Até o final do próximo ano serão realizados 20 seminários sobre os diferentes temas do agronegócio, enfocando assuntos dentro e fora da porteira", afirma o presidente da Ajap, o jornalista Samuel Zanello Milléo Filho. Os seminários serão dirigidos a profissionais da imprensa e estudantes de comunicação de todo o Paraná. Para sua realização, os organizadores obtiveram a parceria de 11 instituições de ensino superior paranaenses, localizadas em regiões-pólo do Paraná, especialmente nas localidades que concentram a produção jornalística: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Essas instituições terão participação efetiva na organização dos seminários.

Comitê gestor - Para organizar esses seminários, a Ajap obteve o apoio da Embrapa, dos sistemas Faep e Ocepar, da Emater e do Iapar. Profissionais de comunicação dessas instituições e membros da Ajap integram o Comitê Gestor, responsável por todas as decisões relacionadas à série de seminários. Os integrantes do comitê são os jornalistas Lebna Landgraf, Kátia Pichelli, Carina Gomes, Samuel Z. Milléo Filho, Eloy Olindo Setti, Marcos GarciaTosi, Paulo Domingues, André de Oliveira Franco, Edmilson Gonçalves e Roberto Monteiro. "Essa integração entre as instituições que atuam no agronégocio e o apoio das faculdades são imprescindíveis para o sucesso desses seminários", afirma Milléo.

Leite e corte na 1a etapa - A primeira etapa de seminários acontece nos meses de maio e junho e abordará os temas: Pecuária de Leite e de Corte, dentro e fora da porteira.  O primeiro seminário acontece no próximo dia 27 de maio, em Londrina, seguido por Maringá, no dia 29 de maio, Cascavel, 04 de junho, Curitiba, 06 de junho e os municípios de Ponta Grossa e Guarapuava no dia 10 de junho. Segundo os organizadores, a pecuária leiteira do Paraná é detentora dos melhores rebanhos do Brasil em qualidade genética e produtividade. Com 2,7 bilhões de litros/ano, o Paraná é o 3o produtor brasileiro.

Teoria e dias de campo - Os seminários irão mesclar palestras, debates e demonstrações práticas a campo (Dia de Campo), procurando proporcionar aos participantes as dimensões técnica, econômica e ambiental dos grandes temas abordados. Além da pecuária de leite e corte, serão tratados, no decorrer de dois anos, seminários sobre a produção de grãos, suínos e aves, florestas, agroenergia, entre outros. Também serão produzidos guias de referência nas áreas temáticas abordadas. A página na Internet já tem informações sobre os eventos e permite a realização das inscrições. Os organizadores dos seminários do Secoagro pretendem contribuir para que os comunicadores e a sociedade tenham informações mais precisas sobre a participação e importância do agronegócio na economia do Paraná..

Informações e inscrições - Mais informações sobre esses seminários estão disponíveis na Internet, no endereço:  www.secoagro.com.br

Conteúdos Relacionados