SEGURO AGROPECUÁRIO: Guedes participa de congresso no Chile

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fará palestra na abertura do 9º Congresso Internacional de Seguro Agropecuário, nesta segunda-feira (06/11), no Chile. Na terça (07/11), ele terá uma audiência com o ministro da Agricultura do Chile, Alvaro Rojas, quando tratará do comércio bilateral de carne bovina e de açúcar. O congresso sobre seguro agropecuário será realizado no Hotel Sheraton Miramar, na cidade de Viña del Mar. Guedes fará a palestra entre 9h e 10h de segunda, quando explicará como está sendo implantado o seguro agrícola no Brasil. Neste ano, o governo federal destinou R$ 61 milhões para o pagamento de subvenção ao prêmio de seguro rural na safra 2006/07. A lei que trata da subvenção econômica ao prêmio do seguro agrícola foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2003, após ser aprovada pelo Congresso Nacional. Uma das mais antigas reivindicações do setor agropecuário brasileiro, o seguro rural objetiva dar estabilidade de renda aos produtores quando enfrentam situações de riscos. Por isso, o governo está empenhado em ampliar a participação dos agricultores no seguro agrícola.

Carne - Na reunião com o ministro da Agricultura do Chile, Guedes dará continuidade às negociações para ampliar o número de estados brasileiros autorizados a exportar carne bovina para aquele mercado. Atualmente, apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem vender o produto para o Chile. “Queremos que outros estados também sejam autorizados a exportar carne bovina para o Chile”, disse o secretário-adjunto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, que acompanhará Guedes na viagem ao Chile.

Suspensão por causa da aftosa - No segundo semestre de 2005, o governo chileno suspendeu as importações de carne bovina brasileira, em razão dos focos de febre aftosa registrados no Paraná e Mato Grosso do Sul. Em junho deste ano, o Chile levantou parcialmente o embargo, autorizando a compra do produto originário do RS e de SC. Agora, o Brasil negocia a ampliação da medida para outros estados. Outro tema da reunião de Guedes com o ministro Rojas será o comércio de açúcar. O governo brasileiro espera que o Chile facilite o comércio do produto entre os dois países. (Mapa)

Conteúdos Relacionados