SEMANA DO COOPERATIVISMO: Coamo reúne jovens lideranças nas comemorações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e integrar o quadro social, a Coamo Agroindustrial Cooperativa promoveu em Campo Mourão, no dia 22 de junho, o Encontro de Lideranças Cooperativistas 2007. O evento que já se tornou tradição no calendário de atividades desenvolvidas pela cooperativa reuniu 500 jovens líderes de todas as regiões da sua área de ação. O encontro foi aberto pelo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, que enalteceu a importância, a força e os resultados do movimento cooperativista para o desenvolvimento técnico, econômico e social de milhões de pessoas em todos os continentes.

Gallassini - “O cooperativismo é um instrumento mundial que visa o progresso dos seus associados e também das comunidades através de ações em prol do comum. Ficamos felizes por reunir novamente os jovens líderes da Coamo, integrantes das 11 turmas do projeto de formação de líderes, premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como o melhor projeto de educação cooperativista do país. Isto mostra que a Coamo está no caminho certo desenvolvendo suas lideranças como empreendedores do agronegócio”, explica Gallassini.

Ferrugem - O engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, Chefe do Departamento Fazenda Experimental da Coamo palestrou sobre a Ferrugem da Soja. Na oportunidade, ele mostrou a situação atual, os desafios e as perspectivas desta doença que trouxe grandes prejuízos na safra 2006/07. “È um assunto de grande interesse dos produtores, já que muitos deles sentiram no bolso a perda de receita em face da gravidade da situação. Diante disso, a Coamo está orientando seus cooperados com ações que visam solucionar os problemas desta doença”, afirmou Costa.

Mercado - Durante o Encontro de Lideranças Cooperativistas da Coamo, os agricultores também acompanharam palestra sobre as tendências do mercado agropecuário para a safra 2007/2008, com o engenheiro agrônomo e economista André Pessoa - conselheiro do CIB (Conselho de Informações de Biotecnologia) e membro titular da Câmara Consultiva de Soja e Milho da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF). O consultor elogiou a iniciativa da Coamo em reunir suas lideranças e levar informações visando colaborar para a tomada de decisões no meio rural. “Vivemos na era da informação. Quem tem informação tem tudo. E a Coamo está de parabéns em realizar um evento significativo congregando seus jovens líderes”, afirmou Pessoa, que fez uma exposição sobre as principais tendências para os mercados de milho e soja nos próximos meses, não só para a comercialização da safra atual, mas também para a safra 2007/2008.

Perspectivas - Segundo ele, o cenário é promissor motivado pelos estoques no mercado internacional. “Mesmo com o aumento nos custos de produção e a instabilidade do câmbio, há um cenário positivo no mercado internacional, principalmente para a soja e o milho, em função da queda dos estoques no mercado internacional”, destacou Pessoa. O consultor revelou também que a demanda por soja e milho no mercado internacional vem sendo fortalecida pela questão da bioenergia, tanto no consumo do milho para a produção de etanol quanto no consumo da soja pra a produção de biodiesel. “Os nossos concorrentes não têm conseguido crescer a produção na velocidade necessária, o que abre um espaço para o aumento de preços no mercado internacional e o Brasil acaba se aproveitando um pouco disso e compensando esses aumentos de custo de produção que nós tivemos e ainda garantindo uma rentabilidade positiva para o próximo ano”, considerou. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados