SEMENTES E MUDAS: CSM/PR promove ciclo de reuniões conjuntas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Comissão de Sementes e Mudas do Paraná (CSM/PR) promove, de 2 a 6 de agosto, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, o 29º Ciclo de Reuniões Conjuntas do CSM/PR. "É o mais antigo e tradicional evento de sementes do Brasil e que já trouxe e continua trazendo incontáveis benefícios para o setor. Sua metodologia de execução permite uma integração efetiva entre os participantes, com debates dos problemas entre os palestrantes, visando sempre o aperfeiçoamento do setor sementeiro brasileiro e a conseqüente melhoria da qualidade da semente e da muda ofertada aos agricultores, com reflexos positivos no aumento da produtividade e produção agrícola", afirma o presidente da CSM/PR, Scylla Cezar Peixoto Filho.
Intercâmbio - "É a oportunidade de reunir os profissionais envolvidos com a pesquisa, produção, comercialização e fiscalização de sementes e mudas. Um intercâmbio de idéias, debates da legislação e aplicação da mesma, bem como sugestões de modificações com intuito de sempre melhorar o setor sementeiro", acrescenta Scylla.
Origem - Ainda de acordo com o presidente da CSM/PR, os ciclos tiveram início em 1975, com a finalidade de propiciar aos produtores de sementes e seus responsáveis técnicos a oportunidade de atualização e treinamento em tecnologia de sementes. Tinha como formato a de realização em quatro locais diferentes - Foz do Iguaçu, para atender dos produtores da região oeste do estado do Paraná, Londrina - para atender os produtores da região do norte do estado e norte pioneiro; Maringá - região do norte novo e noroeste do estado e Ponta Grossa, para atender aos produtores da região centro-sul do estado. "Esse formato perdurou até o ano de 1977, quando se decidiu por realizar somente na cidade de Foz do Iguaçu devido a maior facilidade para concentrar as palestras em somente um local. O ciclo deixou de ser realizado em 1981, 1993, 1995, 1997 e 1999 por coincidir com o Congresso Brasileiro de Sementes", explica Scylla.
Público médio - Em cada uma das 28 edições do Ciclo, o público médio foi de 200 participantes, o que perfaz um total de 5600 participantes. A partir de 2008, o evento voltou a proporcionar aos Responsáveis Técnicos o treinamento sobre a aplicação na produção de sementes da legislação brasileira. A edição de 2009 contou com a presença de 320 participantes. As cooperativas estarão presentes no ciclo deste ano, por meio dos profissionais da produção de sementes. Além disso, a Coodetec, C.Vale e Ocepar também irão realizar apresentações no evento.
Clique aqui e confira a programação completa do Ciclo de Reuniões Conjuntas da CSM/PR