Seminário de Tendências do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Presidente da OCB destaca trabalho realizado no Paraná Durante a abertura do II Seminário de Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, que acontece até a próxima quinta-feira (18) no Recife Palace Hotel, localizado na Praia de Boa Viagem, na capital pernambucana, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas se referiu ao cooperativismo paranaense como um bom exemplo a ser seguido. Segundo ele, o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado, tanto pela Ocepar e pelo Sescoop-Paraná, como também pelas cooperativas ?é algo para ficarmos surpresos, principalmente pelos avanços conquistados no ano de 2003 e que foram apresentadas recentemente pelo João Paulo Koslovski durante o Encontro Estadual?, frisou. Márcio falou para uma platéia de aproximadamente 300 pessoas, lembrando sobre as quatro tendências do cooperativismo contemporâneo. Segundo o líder cooperativista, a 1ª destas tendências é da profissionalização da gestão, a 2ª educação, formação, capacitação e comunicação; 3ª é a formação de redes de negócios e a quarta e última tendência, responsabilidade social. Sobre esta última, mais uma vez Márcio lembrou do exemplo do Paraná, onde a Ocepar, pelo segundo ano consecutivo lançou uma publicação mostrando todos os casos de sucesso das cooperativas paranaenses na área de promoção e responsabilidade social. ?A hora é agora para delinearmos o caminho estratégico do cooperativismo brasileiro para o próximo ano e este seminário tem esta missão?, destacou.

Profissionalização - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski coordenou os trabalhos do primeiro painel do evento, que abordou o tema: ?experiências bem-sucedidas de profissionalização na gestão cooperativista?. Participaram também deste mesmo painel, o presidente da Ocesp, Evaristo Macedo, o assessor especial da Presidência da República e presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew e representantes da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri/MS); Cooperativa Agrícola Juazeiro da Bahia (CAJ/BA); Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap/MG) e Cooperativa de Trabalho e Produção de Clementina (Cooperclem/SP). Durante sua fala, Koslovski fez questão de ressaltar sobre a importância do cooperativismo discutir o seu futuro baseando-se em experiências bem sucedidas. ?Assistiremos aqui relatos dos mais importantes e que, sem dúvida alguma, servirão de exemplo para as demais cooperativas com representantes aqui neste evento ou que nos assistem através da transmissão nas Organizações Estaduais?, lembrou. Também participam deste evento, os gerentes do Sescoop-Paraná, Leonardo Boesche, de desenvolvimento humano e Gerson Lauermann, de desenvolvimento e autogestão.

Educação - Entre as escolhidas para falar sobre educação e formação cooperativista durante o segundo painel, na tarde desta terça-feira, estava a Copacol - Cooperativa Agrícola Consolata, que através do seu presidente Valter Pitol, explicou sobre o funcionamento da cooperativa e como está organizado o seu quadro social. Também participaram deste painel ainda a Cooperativa de Psicologia, Fonaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia (Uniser do Vale/SP); a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Parnaíba (Agrovale/GO) e a Cooperativa Agropecuária do Baixo Parnaíba (Delta/PI).

Intercooperação - Na quarta-feira (17), acontece o terceiro painel sobre formação de redes de intercooperação foram selecionadas a Cooperativa Central Oeste Catarinense (Coopercentral/SC); a Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal/RS); a Central das Cooperativas Qualit (Six Qualit/RJ) e a Cooperativa Central Leite Nilza (CCLN/SP).

Responsabilidade Social - Na parte da tarde de quarta-feira no painel sobre responsabilidade social estarão presentes a Cooperativa de Trabalho Odontológico de Belo Horizonte (Uniodonto/BH); a Cooperativa de Serviços Agroflorestais e Industriais (Coopsai/PA); a Cooperativa Rural de Gestão Inovadora (Corgil/CE) e a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul/MG).

Conteúdos Relacionados