SEMINÁRIO: Evento reunirá profissionais de administração rural em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nos dias 25 à 27 de junho a Associação Brasileira de Administração Rural – Região Sul - Abarsul e algumas Universidades brasileiras estarão em Curitiba para debater as possíveis mudanças e novos cenários do agronegócio brasileiro. Participam do evento professores, pesquisadores, produtores rurais e outros profissionais ligados ao agronegócio. Várias são as alternativas de longo prazo para minimizar os problemas enfrentados pelo agronegócio. O III seminário da Abar Sul terá como destaque uma palestra a ser proferida pelo Prof. Fernando Curi Perez da Esalq-USP, além de quatro grandes painéis. O primeiro painel analisa as causas da crise e suas conseqüências para a competitividade da agricultura brasileira. O segundo painel traz para o debate alguns deputados federais que irão apresentar as visões dos diferentes partidos políticos para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. No terceiro painel, vai se discutir a necessidade dos produtores se apoiarem num processo gerencial mais eficiente. Esse painel vai alertar aos participantes sobre a importância do produtor rural se antecipar aos problemas da economia, no médio e longo prazo, através de uma gestão mais eficiente de seu negócio. Por fim, o quarto painel coloca frente a frente algumas universidades e instituições para discutirem suas visões sobre o processo de educação no país e apresentarem seus trabalhos nessa área.

Agronegócio As Universidades vão discutir suas contribuições acadêmicas em apoio ao agronegócio, tanto através de suas linhas de pesquisa quanto no treinamento de estudantes que no futuro vão orientar os produtores. Em síntese o evento sugere que a melhoria do agronegócio brasileiro passa tanto pelo ensino quanto pela gestão eficiente do processo produtivo. Mas, também, por uma legislação que leve o governo a usar os instrumentos de política econômica de forma mais inteligente e que não penalize os preços dos produtos agrícolas na sua competição. Além desses painéis quase uma centena de trabalhos científicos serão apresentados em grupos especiais e que envolvem aspectos específicos do agronegócio na região Sul e Centro Oeste. São oito seções temáticas durante os dois dias do evento.

Pontos de Transmissão - Esses trabalhos vem sendo desenvolvidos nas Universidades Brasileiras nos últimos anos e trazem contribuições significativas para a compreensão de diferentes aspectos ligados ao setor primário. A expectativa é que participem diretamente no auditório da Facinter em Curitiba cerca de 200 pessoas. Além destas, via satélite, poderão participar ao vivo mais de cinco mil técnicos e produtores rurais em quase 400 pontos de transmissão distribuídos em municípios com tele-salas conveniadas com a instituição. Só no Paraná são 140 pontos de transmissão. É uma grande oportunidade para que os profissionais que atuam no agronegócio brasileiro fiquem conhecendo com profundidade o que ocorre na política econômica e as conseqüências dela para o setor rural brasileiro. Maiores informações sobre este evento podem ser obtidas através do site: www.grupouninter.com.br/abarsul.

Conteúdos Relacionados