SEMINÁRIO GAÚCHO: Cooperativismo do RS debate integração

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A integração no fortalecimento dos ramos. Este é o tema do XIII Seminário Gaúcho de Cooperativismo que será realizado em Caxias do Sul, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e o Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo (Sescoop/RS) pretendem reunir dirigentes, associados e técnicos de cooperativas. Na programação, temas como a atual conjuntura e perspectivas do cooperativismo gaúcho; análise crítica da nova lei cooperativista e o estabelecimento de ações para maior organização e integração dos ramos. O seminário possibilitará, também, que dirigentes de cooperativas busquem ações organizadas em conjunto, praticando o cooperativismo nas suas raízes doutrinárias e legais.

Ética - A abertura está marcada para as 9h, no centro de convenções do Samuara Convention Center. Logo depois, o presidente do Bansicredi, Ademar Schardong, falará sobre a ética nas relações intercooperativistas. O presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, fará a apresentação da primeira mesa-redonda com a participação do presidente da CCN, Aquelino Dalla Libera, o presidente da Fecoergs, Egon Édio Hoerlle, o presidente do Sicredi-RS, Orlando Borges Muller, e o presidente da Coopatrigo, Paulo Cezar Vieira Pires. Eles tratarão dos modelos de intercooperação nas cooperativas que representam. Em seguida, o presidente da Ocergs, Vergílio Frederico Perius, fará a apresentação da segunda mesa redonda. Com o tema a nova legislação cooperativista o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e os senadores Eduardo Suplicy e Osmar Dias farão suas colocações. A última mesa do dia vai abordar questões relacionadas à representação sistêmica e sindical. O secretário da GRAC, Lademiro Dors, será o coordenador da mesa composta pelo presidente da Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius, o vice-presidente e diretor de Relações Sindicais Ocergs/Sindicato, Irno Augusto Pretto, e o superintendente Ocergs-Sescoop/RS, Luisiano Paulo Meneghetti.

Grupos de trabalho e relatório - No segundo dia, a programação será retomada às 9h com os grupos de trabalho divididos em ramos, seguido pela plenária de relatório final dos ramos. Segundo o presidente Vergílio Frederico Perius, o momento dos grupos será importante para o fortalecimento de todas as áreas: “trataremos da ética no cooperativismo com base no marco legal”. Às 15h, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, fará uma palestra sobre a OCB frente ao novo governo, abordando o movimento cooperativista brasileiro. Para a tarde, está prevista a assinatura do convênio Unimed/RS e a assembléia geral ordinária da Ocergs. As inscrições vão até o dia 29 de novembro e podem ser feitas no www.ocergs.com.br. Mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fone: (51) 3254-5426. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados