SEMINÁRIO TENDÊNCIAS: Principal evento do sistema cooperativista será de 12 a 14 de novembro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, que acontecerá em Vitória (ES), de 12 a 14 de novembro, poderá ter a participação de cooperativas do Paraná. "Foram abertas 15 vagas para as cooperativas do estado interessadas em acompanhar este evento", revela o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O VI Seminário é o principal evento do Sistema Cooperativista Brasileiro. Realizado pela OCB) e Sescoop, com o apoio de suas respectivas unidades estaduais no Espírito Santo (OCB/Sescoop-ES), anfitriões desta edição, o evento reúne líderes e dirigentes de todo País, parlamentares, autoridades do Executivo estadual, consultores e especialistas brasileiros e estrangeiros.
Participação - O evento acontece anualmente em novembro e já passou por cidades da região Nordeste (Recife), Centro-Oeste (Brasília e Cuiabá) e Sul (Florianópolis), e Norte (Manaus). Em 2006, o Seminário contou com cerca de 350 participantes. Para este ano, a expectativa é de 500 inscrições. O Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo envolve diretamente as 27 organizações estaduais cooperativista, representantes das 7,6 mil cooperativas, que congregam diretamente cerca de 7,3 milhões de sócios. Estes atuam em 13 ramos da atividade econômica.
Governança Corporativa - O tema central do VI Seminário Tendências será "Governança Corporativa em Ambientes Cooperativos". O conteúdo programático do seminário deverá facilitar as inscrições para participação no Seminário que, pela primeira vez, será um evento aberto.
Programação - Desde o dia 09 de outubro, a programação do Seminário está disponível no endereço eletrônico http://www.brasilcooperativo.coop.br/tendencias. As palestras e debates programados abordam os marcos conceituais necessários à efetivação das estratégias institucionais, permitindo aos participantes discutir e aprofundar seus conhecimentos. Entre os destaques da programação está Alexandre Di Miceli da Silveira, pesquisador-sênior do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Michael L. Cook, professor Ph.D da Universidade de Missouri, Columbia (EUA); e Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Cooperativas - Para tratar do exemplo prático da governança corporativa aplicada em cooperativas, o VI Seminário Tendências contará com apresentações como a do superintendente da Confederação Sicoob Brasil, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu; presidente da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussatt, presidente da Confederação Unimed do Brasil, Celso Correa de Barros; e do presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço.