SEMINÁRIO TENDÊNCIAS: Setor cooperativista debate economia social, governança e educação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 300 líderes do setor cooperativista se reúnem nesta quarta-feira (12/11), na capital cearense, para o VII Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo. Durante três dias, os cooperativistas irão debater sobre "Economia social: governança e educação cooperativa". A iniciativa é da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o apoio de suas respectivas unidades estaduais no Ceará (OCB-Sescoop/CE), anfitriões desta edição, e da Seguros Unimed, além de patrocínio do Banco do Brasil. O evento acontece no Seara Park Hotel, até o dia 14. O Sistema Ocepar/Sescoop-PR também estará presente no evento, representado pelo superintendente José Roberto Ricken, pelos diretores Frans Borg e Valter Pitol, e pelo coordenador de Comunicação e Imprensa, Samuel Milléo Filho.
Programação - A programação é formada por palestras, debates e oficinas para discussão em grupo, com foco em três tendências - transparência, legitimidade e sustentabilidade, sobre as linhas de ação do Sescoop, que são a promoção social, o monitoramento e a formação profissional. Os painéis serão compostos por especialistas e autoridades do Brasil e do exterior, que apresentarão experiências práticas e processos bem-sucedidos em cooperativas brasileiras e estrangeiras. Em destaque, o deputado federal Ciro Gomes, que ministrará a palestra magna, e a especialista Linda Shaw, professora PhD e diretora de Pesquisa do The Co-operative College Manchester (Inglaterra), que abordará o tema "Educação Cooperativa".
Unimed Curitiba - Na quinta-feira (13/11), os cerca de 300 líderes cooperativistas que participam do seminário assistirão à apresentação do caso de sucesso da Unimed Curitiba apresentado pelo diretor presidente da cooperativa, Sérgio Ossamu Yoshii, e a palestra "Sustentabilidade, legitimidade e transparência na prática do cooperativismo", com Oscar César Brandão, Mestre em ciências da informação (UnB) e ex-gerente executivo da Gerência de Negócios para o Sistema Cooperativista do Banco do Brasil.
Presenças - Participam dessa sétima edição presidentes, superintendentes, técnicos e instrutores das unidades estaduais e nacional do Sescoop, representantes nacionais dos ramos do cooperativismo, líderes e dirigentes cooperativistas, bem como técnicos, pesquisadores, executivos e consultores com notória atuação no cooperativismo estadual e nacional. O evento será concluído na sexta-feira (14/11), com a palestra "Comunicação e gestão de resultados no sistema cooperativista brasileiro", ministrada por Murilo Aragão, cientista político e presidente da Arko Advice Pesquisas.
Sistema OCB - O Sistema Cooperativista Brasileiro envolve hoje cerca de 25 milhões de pessoas, entre 7,7 milhões de associados e suas famílias, reunidos em 7,7 mil cooperativas de 13 ramos de atividade econômicas. O setor é responsável pela geração de 250 mil empregos direitos, 6% do PIB brasileiro e cerca de 40% PIB agropecuário do País. No estado do Ceará, as 195 cooperativas empregam em torno de 7,4 mil pessoas e contam com mais de 90 mil associados. (Com informações OCB)