SENAC-PR: Festival incentiva o consumo da carne suína

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os criadores de porcos do Paraná estão passando por um mau momento desde a ameaça da febre aftosa em 2005. O aumento de 32% das exportações do primeiro trimestre de 2007, comparado ao mesmo período do ano passado, não anima os criadores. O preço pago pelos frigoríficos não pára de cair, dificultando os investimentos. Apesar da proposta de algumas ações por parte do poder público - como a possibilidade de o governo federal instituir uma política de preço mínimo para a carne suína - outras medidas podem ser tomadas para impulsionar esta cadeia produtiva. Com o objetivo de incentivar o consumo desta carne - envolvendo o cliente final e os profissionais e empresários do setor gastronômico - o Senac e o Senar estão realizando o Festival da Carne Suína.

Cardápio - De 30 de julho a 4 de agosto mais de 30 pratos, entre quentes e frios, serão servidos no Restaurante-Escola Senac, em Curitiba. "Teremos receitas clássicas, como o leitão à pururuca, torresmo da vovó e feijoada, e outras mais curiosas, como o lombo ao molho de jabuticaba", explica o chef responsável pelo festival, Lúcio Marcelo Cherestenzen. Saborosa, saudável e segura, a carne suína ainda precisa derrubar preconceitos. O técnico do Senar, Samy Dawood, ratifica que esta carne é segura para o consumo. "Existe muita desinformação. A criação é cercada de uma série de cuidados, que envolvem sanidade, manejo e ração controlada. É uma carne saudável e não possui alto teor de colesterol, como muitos pensam". Além disto, existem outras vantagens na carne de porco, como abundância em ferro, taxa baixa de gordura intramuscular, entre outras.

Praticando a profissão - Este será o segundo Festival Gastronômico realizado pelo Senac e Senar neste ano. Em maio, durante o Festival da Tilápia, mais de mil kg deste peixe movimentou cerca de 300 clientes por dia no Restaurante-Escola. No entanto esses eventos alcançam outros resultados, como a prática da profissão do cozinheiro e garçom. Gabriela Trojan, aluna do curso Cozinheiro do Senac, conta que essa iniciativa é fundamental para visualizar o dia a dia de uma cozinha. "Enriqueci o meu aprendizado. Além de aprender sobre o produto principal das receitas, vivenciei a correria de um restaurante e a produção de um número grande de pratos". Gabriela, que encerra o curso em agosto, já está pronta para o Festival de Suínos.

Serviço – O Festival Gastronômico de Carne  Suína acontece entre 30 de julho e 4 de agosto, somente no período de almoço no Restaurante-Escola Senac localizado em Curitiba (Rua André de Barros, 750 Centro / 2ºandar). O preço por pessoa é de R$ 16,50. Outras Informações: 0800 643 6 346 / 41-3219-4736 / www.pr.senac.br

Conteúdos Relacionados