SESCOOP: Papel do Conselho é debatido em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 70 conselheiros do Sescoop, representantes das unidades estaduais e da nacional estão na capital federal aprimorando os conhecimentos sobre sua atuação nos conselhos fiscais do Sescoop. "O Encontro de Conselheiros Fiscais Estaduais do Sescoop é o primeiro que reúne profissionais dos estados e a intenção é contribuir para a formação qualificada e criar um espaço de reflexão para que possamos consolidar e sistematizar o conhecimento", diz Ryan Carlo, gerente geral da instituição e coordenador do evento. O evento acontece na sede da instituição, em Brasília (DF), e vai até esta sexta-feira (08/10). A programação desta quinta-feira (07/10) incluiu uma palestra com Ruben M. Seidl, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que falou da responsabilidade dos conselheiros.

Sistema S - O Sescoop - assim como o Sesi/Senai, Sesc/Senac, o Sest/Senat e o Senar - faz parte do Sistema S de Serviços Sociais, composto por entidades privadas criadas pelo governo federal para capacitar os trabalhadores e promover o desenvolvimento das empresas. "O Sescoop é uma intuição privada, porém trabalha com recursos públicos e o Conselho Fiscal do Sescoop tem papel determinante na gestão desse processo", avalia o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.

Potencialização - Valéria Mendes da Silva, presidente do Conselho Fiscal da Unidade Nacional do Sescoop, acredita que o evento vai ajudar a potencializar as atividades dos conselheiros, tendo em vista que o mesmo pretende  alinhar o conhecimento e estabelecer uma metodologia única de trabalho. Para ela, o encontro vai contribuir também para a consolidação dos orçamentos. "Assim, teremos um trabalho mais sistêmico e alinhado e, desta forma, ficará mais simples apresentar os resultados", complementa.

Conselho - O Conselho Fiscal da Unidade Nacional do Sescoop é formado por representantes da OCB, dos empregados em cooperativas e do governo federal. Já os conselhos fiscais dos estados são formados pela diretoria das instituições estaduais que representam o cooperativismo. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados