SESCOOP/PR 10 ANOS: Jovem Aprendiz, preparação para o mercado de trabalho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Programa é realizado em parceria com 17 cooperativas; índice de contratação é acima de 30%

Desenvolvido pelo Sescoop/PR e implantado em parceria com cooperativas e instituições de ensino, o projeto Jovem Aprendiz já conta com a parceria de 17 cooperativas em oito municípios. Em 2008 foram atendidos 262 jovens, com um índice de contratação efetiva acima de 30%. O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo foi criado em 2005, com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho. Outro objetivo é adaptar o setor cooperativista às exigências da Lei 10097/2000 e do Decreto 5598/2005.

O aprendiz é o empregado com idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos, sujeitos à formação técnica e profissional. A remuneração é, no mínimo, um salário mínimo/hora. O projeto dá oportunidade para jovens como Dalma de Carvalho Harthman, 19 anos, que atua como auxiliar administrativa do departamento de Produção Agrícola, da Cocamar, em Maringá. "Quando fui selecionada não tinha dimensão do que realmente queria para o meu futuro profissional. O curso me abriu horizontes e hoje tenho mais responsabilidade e sei o que quero", afirma. Para os adolescentes que estão iniciando no programa, Dalma recomenda dedicação e estudo. "Agarrem esta oportunidade porque é uma experiência muito importante", diz.

As cooperativas também têm uma opinião positiva do programa. "É uma oportunidade excepcional para os jovens, pois eles vão adquirindo experiência profissional e já entram no mercado de trabalho com as competências necessárias e dando até um bom resultado para as empresas", comenta a supervisora de Recursos Humanos da Frimesa, Elisa Fredo. A Frimesa integra o Jovem Aprendiz desde 2006 e atende atualmente 54 jovens. "O programa tem dado bons resultados. Nós não conseguimos absorver todos os jovens, mas já ocorreram algumas contratações. E a partir da implantação de um curso profissionalizante na área operacional, com certeza a absorção desses jovens vai ser muito maior", afirma.

A Copacol é outra que participa do programa desde 2006, sendo que 86 jovens já foram atendidos neste período. Atualmente 46 jovens participam do programa na cooperativa.  "Nós trabalhamos com a metodologia já pensando na contratação", conta o responsável pela área de educação corporativa, Valdeci Aparecido de Oliveira. Segundo ele,  o  programa abre caminhos no mercado de trabalho e ainda prepara os jovens  para atuar no cooperativismo. "Os resultados são ótimos, porque os alunos recebem todo um conhecimento prático e teórico e, ao encerrar o programa, têm informações, inclusive sobre a visão do que é a Copacol e sobre a metodologia da cooperativa. Assim fica mais fácil trabalhar com esse jovem", conclui. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo / Agosto 2009 / Edição especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados