SESCOOP/PR: Curso de DIPJ reúne mais de 90 participantes de 54 cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 90 profissionais, entre contadores e auditores internos, de 54 cooperativas do Paraná, estão participando do curso de DIPJ (Declaração de Imposto Pessoa Jurídica) iniciado na manhã desta quinta-feira (10/06), no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba. A capacitação está sendo acompanhada pelo coordenador do Comitê contábil e tributário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Edmir Oliveira Santos. "O Paraná tem uma gama muito grande de bons contadores, o que requer também um bom instrutor. O professor Dorly Dickel, que inclusive faz parte do Comitê Contabil/Tributário da OCB, está detalhando bem os temas, afirmou.
Alinhamento - Edimir também destacou a importância da capacitação. "Cursos como esses são fundamentais para promover o alinhamento dos procedimentos contábeis nas cooperativas e no próprio sistema pois, por meio desse contato direto com os profissionais que atuam na base, tenho condições de saber quais são as demandas locais, esclarecer dúvidas, ter uma posição geral da área, o que é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho realizado pelo Comitê. Dessa forma, também posso sugerir a outros estados o que pode ser aperfeiçoado e todos saem ganhando", afirmou. "A OCB requisita muito a Ocepar na área contábil e tributária porque percebe que aqui existem profissionais bem qualificados", frisou ainda.
Objetivo - O curso sobre DIPJ, promovido pelo Sescoop/PR até esta sexta-feira (11/05), visa apresentar as alterações na legislação societária aplicável às sociedades cooperativas no âmbito do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para financiamento da Seguridade Social), além de orientar sobre aspectos relevantes ligados ao preenchimento da DIPJ. O instrutor Dorly Dickel é bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas, pós-graduado em cooperativismo, atuando desde 1975 como professor no curso de especialização em cooperativismo na Unisinos.