SESCOOP/PR: Descobrir e divulgar novos talentos culturais nas cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de aproximadamente 120 pessoas, entre funcionários e cooperados de sete cooperativas do Paraná, aconteceu na última sexta-feira (19/10), na sede da Associação dos Funcionários da Cocamar, em Maringá, o 1º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC), intitulado: "Cooperativas, Orgulho do Paraná". Evento patrocinado pelo Sescoop Paraná e coordenado pela Cocamar, e que tem como objetivo descobrir e promover os talentos artísticos existentes nas cooperativas paranaenses. Segundo Humberto César Bridi, coordenador da gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, "a idéia surgiu por iniciativa de um grupo de estudo de profissionais da área de recursos humanos com objetivo de suprir carências de ações de intercooperação nas áreas culturais, isto é, valorizar os talentos natos em diferentes aspectos, desde o artesanato, passando pelo teatro e também a música, entre outras manifestações", frisou. Paralelamente às apresentações musicais e de teatro, também aconteceu uma exposição de produtos artesanais e de um varal com diversas poesias.
Emoção - Durante o período da tarde de sexta-feira, uma platéia muito animada assistiu 12 apresentações artísticas. Começando pela interpretação musical da funcionária Amanda Alves Santana, em seguida pelas cooperadas e poetisas Olga Agulhon e Beatriz Martins Marcole, todas da Cocamar. Um dos momentos que emocionou a todos foi o tributo à cantora Clara Nunes, realizada pela colaboradora do Sicredi Maringá, Maria Rosângela Rodrigues de Freitas. Emoção também não faltou nas apresentações feitas por músicos da Frimesa, CVale e da Coagel, como Zé Preto e seus colegas e também pelo grupo "Plantão Musical", composto por médicos cooperados da Unimed Maringá, uma homenagem aos principais interpretes da MPB - Música Popular Brasileira.
Teatro e coral - Apresentações teatrais revelaram bons roteiros e boas interpretações, por exemplo, a peça "só se for agora" apresentada pelo grupo de funcionários da cooperativa Coagel, que contou a história de produtores que um dia decidiram associar-se a uma cooperativa e mudar suas vidas. Já a peça "é assim que acidenta-se a humanidade", interpretado por funcionários da Frimesa, com muito humor e provocando risos na platéia a peça passa mensagem da necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no ambiente de trabalho. O evento foi encerrado com uma apresentação especial do Coral de funcionários da Cocamar.
Orgulho das cooperativas - O vice-presidente da Cocamar, José Jardim Júnior, ao abrir o evento aproveitou o tema escolhido, Cooperativas, Orgulho do Paraná e parafraseou: "vocês (funcionários e cooperados presentes) é que dão orgulho às cooperativas paranaenses". José Jardim ainda parabenizou ao Sistema Ocepar/Sescoop/PR, representado na ocasião pelo coordenador da assessoria de comunicação e imprensa, Samuel Milléo Filho, dizendo que, provavelmente, no próximo ano, mais cooperativas irão aderir a esta excelente idéia que foi o ITC. "Hoje temos sete cooperativas e 120 participantes, quem sabe dobraremos este número no segundo intercâmbio e naquilo que depender da Cocamar o sistema pode contar para a realização", disse. Cada cooperativa participante recebeu da Cocamar um troféu, especialmente confeccionado por um artista plástico da região.
Campanha de mídia - "É mais uma semente que se lança ao fértil terreno do cooperativismo e que com certeza dará bons frutos, pois como disse um dia o pensador Vitor Hugo: o que move o mundo não são as máquinas, mas sim as boas idéias", lembrou Samuel Milléo Filho, que representou o Sistema Ocepar/Sescoop/PR na abertura do 1º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas em Maringá. Além de agradecer o apoio dado pela Cocamar e demais cooperativas e seus funcionários para que este primeiro ITC acontecesse, Milléo apresentou todas as peças, spots, banners e filmes que integram a campanha institucional de marketing: "Cooperativas, Orgulho do Paraná" já que ela foi "adotada" pelos organizadores do evento de Maringá como tema. Ele lembrou que esta campanha de mídia nos jornais, internet e televisões acontece graças a uma parceria inédita entre o Sistema Ocepar com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e que vai até o dia 31 de dezembro.