SESCOOP/PR: Encontro discute importância da mulher cooperativista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar e o Sescoop Paraná estão realizando em Londrina, o 4º Encontro de Lideranças Cooperativistas Feminino (Elicoop). O evento, organizado em parceria com a Integrada Cooperativa Agroindustrial, reúne 120 mulheres de 12 cooperativas paranaenses para dois dias de palestras e troca de experiências. Com o objetivo de proporcionar maior interação entre as mulheres cooperativistas, o Elicoop deste ano escolheu o tema "A importância da mulher e da família no fortalecimento da identidade cooperativista", e o foco das palestras será a elevação da auto-estima e valorização da mulher no dia-a-dia da cooperativa. O público alvo do encontro são as cooperadas, esposas e filhas de cooperados que, além da trocar experiências sobre os trabalhos realizados em cada cooperativa, também têm o compromisso de formatar o conteúdo para o próximo Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sescoop.
Oportunidade - Para o coordenador da gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, Humberto César Bridi, a receptividade por parte das participantes tem sido muito boa. "Essa é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e elas voltam mais fortalecidas para continuar o trabalho dentro das cooperativas", analisa Bridi. Além da oportunidade de se aprofundar na vivência cooperativista, o encontro também tem um importante papel social, lembra o coordenador do Sescoop. "Um evento como esse também é uma chance delas saírem um pouco da rotina, já que muitas vivem em pequenas propriedades e trabalham duro nas tarefas do dia-a-dia", diz Humberto Bridi.
Participação - É o caso da coordenadora do Núcleo Feminino da Integrada de Ubiratã, Vilma Salvetti. Ela já participou de três eventos e, a cada Elicoop, leva um pouco mais de conhecimento para repassar à outras integrantes do Núcleo. "Tudo é um aprendizado e é importante notar que está crescendo a participação feminina dentro do sistema cooperativista", comenta Salvetti. Outro ponto importante destacado pela representante da Integrada é a possibilidade de conhecer os trabalhos realizados pelas outras lideranças femininas. "Em encontros assim, trocamos muita experiência e conhecemos o trabalho que está sendo feito por outras cooperativas. Assim, levamos mais bagagem para o nosso trabalho", completa a cooperada da Integrada. (Imprensa Integrada)