SESCOOP-PR: Os desafios e o papel dos profissionais de RH estão em debate

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Modernizar a relação entre capital e trabalho é um dos grandes desafios do cooperativismo paranaense. A opinião é do superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa,  que conduziu na manhã desta sexta-feira (06/06), a abertura do II Fórum de RH das Cooperativas Paranaenses. "O cooperativismo, que já vem se modernizando em várias áreas, precisa adotar novas ferramentas na gestão de pessoas, mirando-se no exemplo de grandes empresas que já adoram práticas modernas", disse Nelson Costa, lançando como proposta que, ao final do evento de hoje, os participantes criem um grupo de trabalho para estudar o assunto e propor soluções.

Informação e integração - Realizado na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o II Fórum de RH das Cooperativas paranaenses é resultado de uma parceria entre o Sescoop-PR e o ARHCO. O evento reúne 40 participantes, entre gerentes, supervisores, administradores, analistas, assistentes e demais profissionais ligados à área de Recursos Humanos das cooperativas do Paraná. "O objetivo é, além de propiciar conhecimento, informação e a discussão em torno de assuntos de gestão de pessoas, promover a  integração e a troca de experiências entre as cooperativas do Estado", disse Andréa Maria Girotto, coordenadora do ARHCO - Administradores de RH de Cooperativas. De acordo com Andréa, é importante que os profissionais da área reflitam sobre o seu papel, inclusive, no processo de tomada de decisões das cooperativas. "O RH é importantíssimo porque é a área que entende de gestão de pessoas", afirma.

Reflexão - Para ajudar os profissionais a refletirem sobre o seu papel e os desafios da área, foram programados para o Fórum três palestras: "Aprimorando o Papel do Profissional de RH como Agente de Mudanças", ministrada pelo consultor Geraldo Fialho; "A prática do Feedback e a Aplicação da Avaliação de Desempenho", com o consultor Rogério Leme; e "Implementação de uma Universidade Corporativa", com a consultora Marisa Eboli. A programação também inclui a apresentação do case "Académie Acoor Latin América", com Valquíria Orlando Duarte Roman. "O exemplo prático é muito interessante, porque demonstra a importância da educação corporativa e os resultados que podem ser obtidos", afirma Andréa Maria Girotto. Para o consultor Geraldo Fialho, a realização do Fórum é importante porque induz à reflexão. "E ao refletir sobre nossas ações, chegamos a algumas respostas, mas também a algumas indagações, como o que é mecânico e o que é humano. E ao final do dia, esperamos atingir o sonho de consumo de qualquer palestrante, que é despertar potencialidades", disse. 

Conteúdos Relacionados