SETOR LÁCTEO: Centroleite reúne 400 pessoas em Goiânia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Centroleite comemorou seus 10 anos com a presença de 400 pessoas, entre produtores, cidadãos e autoridades ligadas ao setor lácteo, em um cerimônia, hoje (13), no auditório do Oliveira's Place, em Goiânia (GO). O secretário estadual de Agricultura, Leonardo Vilela, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidentes da OCB-GO, Antônio Chavaglia e o presidente do Centroleite, Haroldo Max, participaram do evento. Criado em 1997, o Centroleite busca reunir valores ligados ao cooperativismo, visão que agregou mais cinco mil produtores, que hoje são chamados de associados. Isso representa 15% da cadeia produtiva do leite goiano. A Cooperativa Centroleite reúne 14 cooperativas agropecuárias de leite em todo o Estado e se tornou a maior unidade na venda de leite SPOT do Brasil (direto do produtor) e a 9ª maior empresa de laticínios do país. O diretor da ocepar, Frans Borg, participou do evento com o objetivo de avaliar o sistema de comercialização de leite que é parecido com o do pool ABL, formado pela batavo, Castrolanda e Capal.

Tendências - O presidente do Sistema OCB explicou que o sucesso da empresa se deve a quatro tendências que são executadas com muita responsabilidade: profissionalização da gestão - que leva os diretores a pensarem na cooperativa como negócio -, capacitação e investimento na formação de profissionais, formação de redes de negócios e a prática de responsabilidade social.  “Parabenizo a todos que trabalham para que essas tendências sejam executadas", diz Freitas. No seu discurso, Haroldo Max agradeceu ao Governo de Goiás o apoio dado ao marketing institucional do leite, que tem elevado em até 16% a comercialização do produto.

Futuro - Além disso, o presidente da Centroleite falou o quanto a globalização contribui para que cada empresa construa o seu próprio futuro. "Precisamos reinventar todos os dias, traçar novos projetos e ações ousadas. Não é por acaso que passamos do 5° lugar para o 2° na produção de leite do país", diz Haroldo.
Após a abertura oficial, a platéia pôde assistir à palestra do americano Garry Hanman, sobre "Aglutinação de cooperativas no setor de lácteos" e do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, falar sobre "Os desafios do agronegócio mundial e as cooperativas brasileiras". (OCB)

Conteúdos Relacionados