SHOW RURAL 2008: Evento deve reunir 140 mil visitantes do Brasil e do exterior

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Atualizar os produtores em relação às novas tecnologias para a agricultura e pecuária visando o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Com este objetivo, acontece de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, em Cascavel, a vigésima edição do Show Rural. Organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel-PR (Coopavel), o Show Rural é um dos maiores eventos da América Latina na área de transferência de tecnologia agropecuária.

 

Cooperativas - A expectativa dos organizadores é que 140 mil visitantes do Brasil e do exterior passem pelo parque Show Rural Coopavel nos cinco dias do evento, que terá a participação de cerca de 300 expositores e 3,5 mil profissionais do agronegócio brasileiro. Como tradicionalmente ocorre, o Sistema Ocepar/Sescoop-PR também estará entre expositores, divulgando o trabalho das cooperativas do Paraná.

 

Vitrine tecnológica - O Show Rural Coopavel é um evento eminentemente tecnológico realizado anualmente numa área  de 72 hectares especialmente planejada para oferecer conforto e praticidade aos visitantes. Considerado uma vitrine tecnológica, o evento facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor, mesmo com severas adversidades climáticas, uma nova ameaça imposta pelo aquecimento global.

 

Demonstrações - A edição deste ano terá demonstrações em várias áreas, entre as quais, na suinocultura, pecuária de leite e corte, enfocando manejo animal, alimentação, e matrizes e genética animal. Na agricultura haverá demonstrações de manejo de pragas, doenças, plantas daninhas, amostra de cultivares e híbridos de todas as culturas de importância econômica, enfocando o potencial genético. Os visitantes também poderão conferir as últimas novidades em máquinas e equipamentos de todos os tamanhos e áreas, desde máquinas manuais, de tração animal, até as maiores e mais modernas máquinas para a agricultura mecanizada e de precisão.

 

Escola a céu aberto - "O Show Rural 2008 da Coopavel é uma escola a céu aberto para os agricultores familiares", garante o engenheiro agrônomo Renato Jasper da Emater de Cascavel, instituto estadual vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O engenheiro destaca ainda que a mobilização dos técnicos da região nos preparativos é intensa e a organização dos agricultores familiares para conhecerem as novidades já está acontecendo, especialmente entre os pequenos produtores rurais. Um deles é visitante de carteirinha, o Primo Fontanela, 54 anos, do bairro Paróquia Jardim Itália, que já colocou em prática no seu sítio de 17 hectares os conhecimentos observados na edição retrasada do evento. Ele plantou meio hectare de uva rústica em 2006, fez enxertia em 2007 e em 2008 colhe a primeira safra de dois mil quilos.


Primeira vez - A outra visita muito esperada é a da família do pequeno produtor de leite, Paulo Suskievitz e sua esposa Ana, da Linha Scanagatta, que nunca passou pelo evento. Agora, tomou gosto e está se articulando com a vizinhança, e tem esperança de trazer novidades para melhorar a atual lida das 32 vacas leiteiras e quem sabe aumentar bem a produção diária dos atuais 10 litros de leite por animal.


As cadeias regionais - O foco da participação do Emater no Show Rural 2008 da Coopavel, utiliza como estratégia facilitadora a abordagem territorial, mostrando que o desenvolvimento rural sustentável passa pela integração dos municípios e de parceiros, comprometidos com a inclusão social, o fortalecimento das economias locais e a recuperação e preservação dos recursos naturais.


Agricultura familiar - O público alvo desse trabalho de difusão tecnológica é o agricultor familiar, seja ele pequeno produtor, trabalhador rural, meeiro, parceiro e assentado, que terá a oportunidade de se organizar em excursões municipais e conhecer, em detalhes técnicos, as três principais cadeias da agropecuária regional. Na do leite, assegura o extensionista Jasper, serão mostradas a produção à pasto; a transformação do leite em produtos de qualidade da agroindustrial familiar, que também serão expostos prontos para comercialização e consumo; a implantação do sistema silvipastoril, que tem como meta o plantio de árvores dando conforto térmico aos animais e melhorando a produtividade da carne e do leite; os procedimentos corretos de ordenha, da análise até o tratamento de efluentes.

 

Fruticultura e olericultura - As cadeias produtivas da fruticultura e da olericultura ganham destaque, com apresentação da vitivinicultura, desde a formação e condução do parreiral da uva, enxertia, controles de pragas, embalagem, classificação e passando pela elaboração de suco e vinho. Tomate, pepino e vagem em produção também são mostrados nos seus sistemas de cultivo a céu aberto, em estufas, limpeza e processamento, agroindustrialização familiar, rotulagem e comercialização.


Participação - A Emater participa do Show Rural da Coopavel desde 1995. Hoje ocupa uma área de 30 mil metros quadrados. Para Jasper, essa edição de 2008, baseada no mote Agricultura Familiar - Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar, vai agradar sobremaneira os visitantes, "porque será uma exposição diferente, e começa com a demonstração de mudança da matriz tecnológica, onde buscamos mostrar menor dependência de capital intensivo e adequada as reais condições do agricultor familiar.

 

Contato - Informações sobre o show Rural 2008 estão disponíveis no site www.showrural.com.br/index.php. Contatos podem ser feitos pelo telefone (45) 3220-5000 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 

Conteúdos Relacionados