SICREDI: \"A União Faz a Vida\" inicia os trabalhos no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O programa “A União Faz a Vida” iniciou, nesta semana, seus trabalhos no município de Capanema, região Sudoeste do Estado. O primeiro evento foi o seminário “Cooperação e Cooperativismo” que reuniu professores, dirigentes da Sicredi Fronteira PR e autoridades locais. Este foi o primeiro, de cinco seminários programados até outubro, e foi conduzido pelas professoras Sonia Terezinha Nicoldi e Mara Regina Viecili, da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), de Carazinho (RS), parceira do programa “A União Faz a Vida”. O seminário reuniu todos os professores da rede municipal de ensino. Além disso, cerca de 170 pessoas participaram, entre elas, o prefeito do município, Milton Kafer, o presidente da Sicredi Fronteira, José César Wunsch, a secretária de educação, Sônia Regina Cavagnoli e a coordenadora local do programa Iva Marlei Randon de Marchi.
Formação em cooperativismo - O objetivo do evento foi passar aos professores conceitos e características do cooperativismo, além de reforçar a cultura de cooperação no ensino. Durante o encontro, diversas dinâmicas foram realizadas e houve bastante interação entre os participantes. "Aprendi muito sobre cooperativismo. Antes, quando se falava sobre cooperativismo vinha na minha mente apenas alguns ramos do cooperativismo (agricultura, habitação), acho importante que a cooperação ocorra também na educação”, disse a professora Marines Christman. O município de Capanema é o primeiro do Paraná a ter o projeto que já é sucesso no Rio Grande do Sul e esse ano também chegou ao Mato Grosso. Lançado no mês de abril, o programa está sendo desenvolvido em parceria entre a Sicredi Fronteira PR, a prefeitura municipal e a Faculdade Iguaçu. Em seu primeiro ano, contará também com o apoio da Ulbra e da Central Sicredi PR.
Cultura da cooperação - O “A União Faz a Vida” visa difundir a cultura da cooperação para que as crianças cresçam com uma visão diferente de mundo. Os ideais são repassados a alunos da educação infantil e do ensino fundamental, através uma metodologia interdisciplinar que abrange aulas práticas de teatro, música, dança, ética e cidadania, além do resgate de valores e culturas locais. Os professores são capacitados em seminários sobre cooperativismo. “Estamos lançando uma pequena semente, esperamos que ela se desenvolva e que no futuro possamos colher os frutos deste projeto que visa difundir a cultura da cooperação, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou José César Wunsch, presidente da Sicredi Fronteira.