SICREDI CAFELÂNDIA: Palestras reúnem mais de 2 mil pessoas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de duas mil pessoas ligadas ao meio rural participaram das palestras promovidas pela Sicredi Cafelândia, entre os dias 23 e 27 de julho, nos municípios de Iracema do Oeste, Corbélia, Jesuítas, Formosa do Oeste e Nova Aurora. As reuniões tiveram por objetivo promover a reflexão sobre a diversidade e o potencial disponível na região e estimular iniciativas que elevem economicamente pequenas e médias propriedades, tais como, as agroindústrias familiares locais. Os eventos aconteceram graças a parceria da Sicredi Cafelândia com a cooperativa Copacol (Cafelândia), prefeituras, associações comerciais, Emater, Sindicatos Rurais e entidades representativas de classe.
Incentivo à Agroindústria - Diversificar as atividades nas pequenas e médias propriedades como forma de geração de renda e valorizar os produtos locais foi o foco principal da palestra “O papel da agroindústria na economia local” com o prefeito de Crissiumal – RS, Walter Heck, apresentada em cinco municípios da região.
Opinião - A presidente da Sicredi Cafelândia, Maura Carrara, comentou sobre as parcerias e o sucesso do evento. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso das palestras e a presença maciça de público. Primeiro porque encontramos parceiros comprometidos e que compartilham do espírito de cooperação e união para realização de projetos que possam transformar de maneira organizada a realidade local. E em segundo, nossa região é formada de pessoas trabalhadoras e empreendedoras que participam ativamente de iniciativas como estas que venham a promover o desenvolvimento regional”, destacou Carrara.
Oportunidades - Segundo a presidente, a mensagem mais importante da palestra foi mostrar que há muitas oportunidades possíveis em nossa região. “Vivemos em uma região rica, com solos férteis e clima favorável para várias culturas. Isto ficou evidenciado nos encontros. Temos ótimas oportunidades para agregar renda às famílias, mas para isto, é preciso organização e cooperação entre comunidade e entidades representativas”.
Alternativas - Durante as palestras, Walter Heck apresentou as dificuldades enfrentadas em seu município, provocadas por um modelo agrícola anteriormente baseado na monocultura. Ele comentou a parceria da prefeitura com entidades locais em prol da diversificação que resultou na implantação de projetos como Pacto Fonte Nova, criando 49 agroindústrias familiares nos últimos 10 anos e o Programa Via Lácteo, que em 8 anos qualificou e treinou centenas de agricultores, tornando Crissiumal o maior produtor de leite do Rio Grande do Sul (com produção mensal de 300 mil litros). Como resultado desses programas houve a implantação do Turismo Rural na região, e hoje o município recebe em média quatro excursões por semana.
Orgulho - “O nosso trabalho foi reunir todos em torno da mesma mesa e apresentamos as oportunidades de negócio à partir da própria sustentabilidade e da valorização dos produtos locais. Assim, incentivamos o “patriotismo municipal”, ou seja, estimulamos a comunidade a consumir produtos gerados no próprio município”, finaliza o prefeito. (Imprensa Sicredi)