Sicredi realiza planejamento estratégico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sicredi realiza até quinta-feira (23/06), em Porto Alegre, workshop de planejamento estratégico para 2006-2010. O evento conta com palestras de personalidades de destaque no cenário econômico brasileiro, como Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central e Sérgio Darcy, diretor de normas e organizações do sistema financeiro do Banco Central. O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, o vice-presidente Manfred Dasenbrock, e o superintendente Inácio Cattani, participam do seminário, que conta com o apoio de empresas de consultoria com Price Waterhouse Coopers, Tendências e MCM. O objetivo é estabelecer o planejamento do sistema para os próximos cinco anos.

Equilíbrio - De acordo com Gustavo Loyola, o governo está atento ao desempenho do setor para os próximos anos para definir sua atuação. "É importante ter um processo de feedback com as cooperativas, onde os passos seguintes dependerão de resultados positivos em relação as normas estabelecidas". Loyola também aponta fatores que vão influenciar o desenvolvimento das cooperativas de crédito: o cenário macroeconômico, a regulação governamental, a evolução do mercado financeiro e a governança corporativa no setor. No que se refere às oportunidades, ele destaca os novos espaços para a atuação das cooperativas de crédito como efeito colateral da concentração bancária

Oito Estados – O Sicredi é resultado da união, em 1996, dos sistemas cooperativos de crédito do RS e PR, como controladores do primeiro banco cooperativo, o Banco Cooperativo Sicredi. Em seguida, outros sistemas aderiram ao sistema: as cooperativas do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e, no ano de 2003, de São Paulo. Com centrais estaduais nesses em cinco estados, o sistema atua também em Santa Catarina, Tocantins e Goiás. O Sicredi, um dos principais sistemas de crédito cooperativo da América Latina, tem mais de 880 mil associados e cerca de 860 unidades de atendimento. Em apenas dois anos, o patrimônio líquido da instituição cresceu mais de 70% e os ativos estão próximos a R$ 5 bilhões. .(Fonte: Banco Cooperativo Sicredi)

Conteúdos Relacionados