SICREDI VALE DO PIQUIRI: Maioridade com responsabilidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Sicredi Vale do Piquiri chega aos 18 anos. A maioridade é, por si, motivo de comemoração. A trajetória conta com um histórico de desafios e conquistas embalado pelo sonho de fundadores arrojados. “No início éramos trinta e cinco. Atualmente, mais de 22 mil associados. Isso é sinônimo de confiança”, diz o fundador Darcy Ioris. Na região, a cooperativa de crédito nasceu através da vontade e pelo dinamismo da cooperativa de produção – a Coopervale, que mantinha comitês educativos, formados por associados voluntários. “Podemos dizer que a cooperativa de produção foi ‘mãe’ da Sicredi Vale”, argumenta o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.
Constituição - A Cooperativa de Crédito Rural Vale do Piquiri – Credicoopervale, foi constituída no dia 8 de outubro de 1988, começando as atividades em abril do ano seguinte. “A cooperativa de crédito seria, na época, uma saída estratégica para que os produtores conseguissem crédito acessível”, comenta o fundador Fábio Rosso. Nestes 18 anos, as cooperativas de crédito sobreviveram a diversos problemas (extinção do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, em 1990), comemoraram vitórias (criação do Banco Cooperativo Sicredi, em 1995) e buscaram a união (Sistema Sicredi, em 1997). “Buscar a união foi fundamental para garantir o crescimento do cooperativismo de crédito no país”, diz o presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso. Em 2003, a partir da fusão entre três cooperativas singulares (Sicredi Vale, Sicredi Goioerê e Sicredi Ubiratã), nasceu a Sicredi Vale do Piquiri, melhor posicionada economicamente e conquistando nova área de expansão, com 680 mil habitantes. “Nós precisávamos de escala para continuarmos competitivos”, enfatiza o vice-presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Euclides Molina.
Livre admissão - Em dezembro 2005, o Banco Central autorizou a Livre Admissão e um mês depois, em Assembléia Geral, os associados decidiram, por unanimidade, aprovar a Livre Admissão. A Sicredi Vale do Piquiri é atualmente a maior cooperativa do Sistema Sicredi (em número de unidades de atendimento). Quarenta e quatro municípios das regiões Oeste, Centro e Noroeste do estado fazem parte da área de atuação. A cooperativa tem 21.500 associados, 190 colaboradores e administra R$ 120 milhões de ativos. O sonho que começou tímido dentro das cooperativas de produção se tornou a instituição financeira da comunidade e se orgulha em prestar os mesmos produtos e serviços bancários, atuando com diferenciais altamente competitivos, como participação dos cooperados nas sobras, valorização do relacionamento, menores custos operacionais, melhorando a rentabilidade, agregando renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. (Imprensa Sicredi Vale do Piquiri)