Sistema OCB anuncia cooperativas que representarão o Brasil na COP30

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cop 20 10 2025O cooperativismo brasileiro já está praticamente de malas prontas para marcar presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. O Sistema OCB divulgou, na sexta-feira (17/10), o resultado da seleção de cooperativas para os painéis temáticos do cooperativismo na COP30.

A chamada pública, lançada em agosto, teve como objetivo identificar e selecionar experiências concretas de cooperativas de todos os ramos que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base nos cinco eixos estratégicos do Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30:

Segurança alimentar e agricultura de baixo carbono

Financiamento climático e valorização das comunidades

Transição energética e desenvolvimento sustentável

Bioeconomia e uso eficiente dos recursos naturais

Adaptação e mitigação de riscos climáticos

As cooperativas escolhidas participarão de painéis temáticos promovidos pelo Sistema OCB durante a conferência, em espaços oficiais de destaque, além de atividades paralelas nos pavilhões do governo brasileiro, coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e em espaços de parceiros institucionais. 

Cooperativas selecionadas

A lista de cooperativas que representarão o cooperativismo brasileiro na COP30 contempla os ramos do cooperativismo, com projetos que envolvem desde produção agropecuária de baixo carbono, energia renovável e eficiência energética, até finanças verdes, bioeconomia e recuperação de áreas degradadas. “Nosso papel é mostrar ao mundo que o cooperativismo brasileiro já entrega soluções concretas para a transição climática justa”, destacou Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB.

Os cases selecionados terão duas formas de participação:

Apresentação presencial, em painéis e debates nos espaços do cooperativismo na COP30;

Exposição digital, com conteúdo exibido nos totens do evento e no portal Coop na COP30, além de campanhas e materiais de divulgação institucional.

A proposta é ampliar o alcance das boas práticas cooperativistas e reforçar a imagem do cooperativismo como modelo de negócios sustentável, inovador e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Estamos construindo uma presença plural e representativa. A COP30 será o palco para mostrar a força das cooperativas brasileiras e como elas já contribuem, na prática, para o desenvolvimento de uma economia verde e inclusiva”, reforçou Tania. 

Confira a lista das cooperativas selecionadas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

cop tab II 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cop tab III 20 10 2025

  

 

 

 

 

 

 

cop tab IV 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 cop tab V 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  cop tab VI 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados