SISTEMA OCB: Conab apresenta cenário da safra de milho e soja
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante uma videoconferência promovida pelo Sistema OCB, na manhã desta segunda-feira (15/03), o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sérgio De Zen e equipe de técnicos da entidade falaram para representantes das áreas comercial e de armazenagem de cooperativas dos três estados do Sul do Brasil, bem como da Ocergs/Fecoagro, Ocesc e Ocepar, sobre o cenário macroeconômico das safras de milho e soja. Segundo Fernando Ferreira Pinheiro, analista técnico econômico do Sistema OCB “o objetivo é atualizar o entendimento da realidade desses mercados. A discussão fará parte da tomada de subsídios do Mapa com objetivo de buscar eventuais políticas que visem a redução de tais assimetrias”, frisou.
Crescimento - Segundo o 6º levantamento realizado pela Conab e divulgado na última quinta-feira (11/03), houve um crescimento total na produção de 6%, para um volume estimado de 272,3 milhões de toneladas ou 15,4 milhões de toneladas superior ao obtido na Safra em 2019/20. Já em relação à estimativa realizada no mês passado, houve um aumento de 4 milhões de toneladas, graças principalmente ao crescimento de 6,7% na área de plantio do milho segunda safra. A pesquisa de campo foi realizada na última semana de fevereiro.
Milho - A previsão para o milho é de uma produção total recorde, com a possibilidade de superar em 5,4% a safra 2019/20 e atingir mais de 108 milhões de toneladas. O volume histórico deve-se à participação assim distribuída: 23,5 milhões de toneladas na primeira safra, 82,8 milhões na segunda e 1,8 milhão na terceira safra.
Soja - No caso da soja, a cultura vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada. Nesta safra, há possibilidade de crescer 4,1% em relação ao ciclo passado, com uma área de 38,5 milhões de hectares e produção de 135,1 milhões de toneladas.
Preocupações - Segundo os técnicos da Conab,existem algumas preocupações pontuais pela falta de dessecante para a soja nos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Paraná não houve atraso na entrega de insumos para o milho 2ª safra, custos estão elevados, dado que a maior parte foi adquirida em 2020, sem qualquer relato de problemas de qualidade das sementes e insumos para a semeadura de milho disponíveis, ainda que com preços mais elevados. Mesmo assim os técnicos da Conab avaliam que haverá um aumento da área plantada com o cereal de inverno.
Clique aqui e confira a apresentação da Conab