SISTEMA OCEPAR: Dois mil cooperativistas são esperados em Curitiba nesta sexta-feira (30/11)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 2 mil pessoas, entre cooperados, esposas, filhos e funcionários, devem participar do Encontro Estadual de Cooperativistas, evento realizado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR e que acontece na próxima sexta-feira (30/11), no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. Os participantes vêm de todo o Paraná para o tradicional evento estadual da Ocepar e que anualmente é realizado com objetivos bem claros: promoção do cooperativismo, valorização, congraçamento, conhecimento e lazer. "Este evento tem uma relação com a realidade social e econômica do nosso cooperativismo, que sintetizamos, neste ano, com a campanha de valorização "Cooperativas, orgulho do Paraná", afirma o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski.
Programação extensa - Os participantes do Encontro, selecionados pelas cooperativas que integram a Ocepar, são líderes de associados, esposas, conselheiros fiscais, membros da diretoria. A maioria não participou de eventos anteriores. Esses cooperativistas cumprirão uma extensa programação que abrange palestras com a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari e com o conferencista Clóvis Tavares, a solenidade de entrega do IV Prêmio Ocepar de Jornalismo e a atração cultural com o Trio D´Favetti. E manterão contato com os ministros ligados ao setor cooperativista: Reinhold Stephanes (Agricultura) e Paulo Bernardo (Planejamento). O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e o secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, também confirmaram participação no Encontro.
Desempenho em 2007 - Durante o Encontro, o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, apresentará um resumo do desempenho das cooperativas do Paraná em 2007 em relação a 2006, quando fecharam o ano com R$ 16,5 bilhões de faturamento, o mesmo de 2005. Estima-se para este ano (até dezembro) um crescimento próximo a 15%. "O importante é que em 2007 mais 44 mil paranaenses aderiram às nossas cooperativas, com destaque para as de crédito e agropecuárias", ressalta Ricken.
Representatividade - Cerca de um terço dos produtores rurais do Estado do Paraná integra as cooperativas agropecuárias, com expressiva participação dos pequenos e médios produtores (área até 50 hectares). Eles somam 70% do total, evidenciando a importância das cooperativas para essa faixa de produtores. As 80 cooperativas agropecuárias do Paraná são responsáveis por 55% da economia agrícola do Estado. Embora tenham presença marcante na economia agropecuária onde surgiram, as cooperativas atuam fortemente também na área urbana através das cooperativas da área de saúde (10.373 cooperados), do ramo crédito (302.206 associados entre área urbana e rural). Entre as 232 cooperativas, além das agropecuárias, crédito e saúde há ainda as dos ramos educacional, habitacional, infra-estrutura, mineral, transporte e lazer.
Prêmio de Jornalismo - Uma das atrações do Encontro Estadual de Cooperativistas é a entrega do IV Prêmio Ocepar de Jornalismo nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa, que neste ano recebeu 62 trabalhos. A Comissão Julgadora finalizou nesta terça-feira (27/11) as avaliações dos trabalhos. O coordenador de Imprensa da Ocepar, Samuel Milléo Filho afirmou que o número de trabalhos ficou acima das expectativas, 62 inscritos em quatro categorias (jornalismo, radiojornalismo, televisão e mídia cooperativa). "Houve um aumento de 47% no número de trabalhos em relação ao ano passado, quando 42 profissionais inscreveram suas matérias", lembrou.
Comissão - Neste ano, a Comissão de Julgamento do IV Prêmio Ocepar de Jornalismo é composta pelos seguintes profissionais: jornalistas Aniela Almeida, Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná - Sindijor; André Franco, diretor da Associação dos Jornalistas do Agronegócio do Paraná - AJAP, e assessor de imprensa da Faep e do Senar Paraná, Roberto Monteiro, assessor de imprensa da Emater-PR, e dos engenheiros agrônomos, Flávio Turra, gerente Técnico e Econômico da Ocepar, e Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná. Foram julgados trabalhos em quatro categorias: Jornalismo Impresso (jornais e revistas) com 15 trabalhos inscritos; Telejornalismo (emissoras de televisão) com 12 trabalhos; Radiojornalismo (emissoras de rádio) 10 trabalhos e Mídia Cooperativa (jornais, revistas, programas de rádio e internet das cooperativas paranaenses) com o maior número de inscrições, 25.
Classificados - Após uma semana de análise de todos os materiais a Comissão Julgadora homologou o resultado e oficializou os classificados por ordem alfabética. A colocação de cada um nas respectivas categorias somente será anunciado as 15 horas de sexta-feira (30/11), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas no Estação Embratel Convention Center. Veja a seguir os classificados em ordem alfabética: André Tottene, Jornal Integrada (Mídia Cooperativa); Elis D'Alessandro, Revista Frimesa (Mídia Cooperativa); Everton Barbosa, Rádio CBN Maringá (Radiojornalismo); Hermínio Rogério Recco, Diário do Norte do Paraná (Mídia Impressa); Joice Hasselmann, Rádio BandNews (2 trabalhos em Radiojornalismo); Giovani Ferreira e José Rocher, jornal Gazeta do Povo, Caderno Caminhos do Campo (Mídia Impressa); Lariessa Mergener, Revista Copagril (Mídia Cooperativa); Lúcia Dub e Cliceu de Almeida (Telejornalismo); Olavo Marquadart Pesch, revista Dimensão (Mídia Impressa); Rose Machado e Sérgio Mendes, SBT Maringá - GPP Rural (Telejornalismo)