Sistema Ocepar e Semipi avançam em parceria para combater a violência e criar oportunidades para mulheres

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O trabalho do Sistema Ocepar com o Governo do Estado para estimular ações de combate à violência contra mulheres vai avançar mais uma etapa neste ano. O assunto pautou uma reunião nessa terça-feira (12/08), na sede da entidade, em Curitiba, com participação da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e sua equipe.

Em julho, o Sistema Ocepar e o governo estadual assinaram um termo de compromisso pelo combate à violência contra a mulher. Com ele, as cooperativas aderem ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, desenvolvido pela Semipi.

O próximo passo será divulgar o Selo durante os Encontros de Núcleos Cooperativos, que acontecem em outubro em quatro cidades em diferentes regiões do Paraná. “Queremos estimular que as cooperativas assumam esse compromisso na base”, explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. A iniciativa também vai envolver capacitação e treinamentos das cooperativas no tema.

Lançado em 2023, o Selo de Boas Práticas visa estimular políticas institucionais de enfrentamento à violência, especialmente nos ambientes de trabalho. A proposta, que já conta com certificações junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), chega às cooperativas como passo fundamental para ampliar o alcance do programa no setor produtivo.

“Embora a mulher seja maioria na população brasileira, ainda enfrenta desvantagens. Por isso precisamos construir políticas com equidade, promovendo uma mudança cultural”, disse a secretária de Estado. O feminicídio cresceu 34,6% no estado em 2024 - de 81 casos em 2023 para 109 no último ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).

Ela destacou as mulheres precisam de redes de apoio para conseguir abraçar oportunidades profissionais. “O cooperativismo é uma oportunidade que nós temos para colocar as mulheres no mundo dos negócios de uma maneira justa”. Também participaram da reunião a coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely Andressa da Silva, e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sescoop/PR Ketlyn Mali.

Experiências

A reunião contou com a presença do presidente da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, que está em visita ao Sistema Ocepar com uma comitiva de profissionais, e expôs a experiência da organização estadual. Ele destacou que o Rio de Janeiro tem um Comitê Gestor de Gênero, que atende não apenas as mulheres, mas também a população LGBTQIAPN+.

Apoio

O Sistema Ocepar já apoiou o governo estadual em outras ações pelas mulheres. Um exemplo foi a participação no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 22 de julho, quando mais de 2 mil pessoas se reuniram em Curitiba para a Caminhada do Meio-Dia. A iniciativa busca sensibilizar sobre a violência contra as mulheres e é um ato de memória às vítimas de feminicídio.

FOTOS: Gisele Barão / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados