Sistema Ocepar participa da Expo Paraguay Brasil 2024
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar, em conjunto com entidades do setor produtivo paranaense, participa da 15ª Expo Paraguay Brasil, o maior evento de negócios entre os países, que está sendo realizado em Assunção, no Paraguai, esta semana. Mais de 60 empresários de Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, entre outras, estão na exposição, que aproxima empreendedores e instituições brasileiras de potenciais parceiros comerciais do país vizinho.
A Expo Paraguay Brasil é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) que, além de promover parcerias, neste ano traz como tema a participação feminina no mundo dos negócios. Cerca de 600 empresas, dos dois países, estão presentes no evento, que deve receber cerca de 3 mil visitantes. Além de reuniões entre instituições brasileiras e paraguaias, estão sendo realizadas rodadas de negócios entre empresários.
A ação de mercado dos empresários paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Sistema Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado. Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, ressalta que a Expo Paraguay Brasil é um marco na relação comercial entre os dois lados da fronteira e também um momento muito importante para os empresários do Estado que participam do evento.
“O Paraguai é um parceiro estratégico para o Paraná e o encontro é a consolidação dessa relação. Além da proximidade geográfica, temos excelentes exemplos de negócios já realizados e uma crescente presença de empresas brasileiras no país vizinho, o que demonstra o potencial do mercado paraguaio para os empresários do nosso Estado”, aponta o coordenador.
Na visão de Rui Lemes, diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, momentos como a rodada de negócios exigem a atenção dos empresários paranaenses, para encontrar boas oportunidades junto ao mercado paraguaio. “Podemos destacar o setor de alimentos como um mercado ao qual os nossos empresários devem estar atentos e buscar produtos de qualidade, com preços adequados. Da nossa parceria institucional, vamos fazer o possível no contato com os irmãos paraguaios, para facilitar a busca por exportações e importações”, pontua Lemes.
Diálogo e oportunidades
As rodadas de negócio, realizadas nos dois dias do evento, devem movimentar valores em torno de US$ 200 milhões de dólares, segundo a expectativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB). Além disso, as instituições paranaenses estão participando de reuniões bilaterais e painéis de discussão. O Sebrae/PR participa, no evento, de um encontro oficial, com a presença do embaixador do Brasil no país vizinho e autoridades do governo paraguaio.
Na visão do diretor da CCPB e coordenador geral da Expo Paraguay Brasil, Junio Dantas, a mobilização de instituições do Paraná é importante para apresentar um mercado internacional aos empresários do Estado e assim proporcionar novas oportunidades de negócios.
“Observamos o trabalho do Sebrae e demais instituições com entusiasmo, pois são essenciais para um ecossistema no qual empresas de ambos os lados da fronteira podem prosperar. Por meio desta colaboração, as micro e pequenas empresas do Paraná terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do mercado paraguaio e fortalecer laços comerciais”, explica Dantas.
O gerente de relações internacionais do Sistema Fiep, Higor de Menezes, observa que uma boa conexão com empresários e instituições do país vizinho pode ser a porta de entrada para a internacionalização de empresas paranaenses, a começar pelos países da região.
“O Paraguai busca, há bastante tempo, injetar recursos em projetos de infraestrutura, logística e manufatura, então o país tem uma fama como destino para indústrias que querem se internacionalizar do Brasil para todo o Mercosul”, aponta o gerente.
A 15ª Expo Paraguay Brasil está sendo realizada no Centro de Convenções da Conmebol, em Assunção. A promoção é da Câmara de Comércio do Paraguai no Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 2001, como uma comunidade empresarial para promover o desenvolvimento comercial binacional e, por sua vez, constituir um elo entre parceiros e instituições públicas, organizações oficiais, privadas e instituições. (Com informações da Agência Sebrae de Notícias – ASN. Foto: Adriano Oltramari).