SISTEMA OCEPAR: Planejar para atender ainda melhor as cooperativas do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A tarde de ontem (21/02), quarta-feira (retorno do feriado de Carnaval), foi dedicada pelo Sistema Ocepar (Fecoopar e Sescoop Paraná) para o planejamento das ações que serão desenvolvidas no decorrer de 2007, onde o foco deve ser a maior presença dos colaboradores do sistema junto às cooperativas, visando conhecer melhor suas necessidades e prestar melhores serviços. A reunião, que foi realizada entre às 13 e 18 horas, foi aberta pelo superintendente José Roberto Ricken, seguida de palestra proferida pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que avaliou os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2006 e das perspectivas deste ano. Segundo o dirigente, o ano de 2006 foi um ano de muita dificuldade, especialmente para a agropecuária e que acabou atingindo de forma direta ou indireta outros setores cooperativistas. Ele avalia que 2007 será um ano mais profícuo e com avanços. “As previsões de crescimento das economias dos EUA e da China proporcionam uma certa tranqüilidade para o Brasil”, afirmou Koslovski. Ele disse ainda que o Programa Aceleração do Crescimento (PAC) e o discurso proferido pelo Presidente Lula, durante sua posse, sinaliza ao setor produtivo maior aporte de recursos e trazem perspectivas otimistas, complementadas com o crescimento da produção e da melhoria dos preços dos produtos agrícolas.
Maior presença – Ao comentar as principais ações a serem executadas pela Ocepar e Sescoop durante o ano, o presidente João Paulo Koslovski falou da necessidade dos colaboradores estarem mais presentes junto às cooperativas paranaenses. “Essa presença não pode se dar esporadicamente”, disse. As ações de comunicação visando levar a imagem do cooperativismo junto à sociedade, o atendimento das solicitações feitas pelos dirigentes cooperativistas nas reuniões de núcleos regionais, o apoio às cooperativas que atravessam período de dificuldades e a organização sindical do cooperativismo foram temas da palestra de abertura da reunião de planejamento feita por Koslovski para todos os colaboradores.
Reunião de trabalho – As discussões do planejamento 2007 começaram com a apresentação feita pelos gerentes e assessores, das ações previstas por cada área: Gerência Técnica e Econômica, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento e Autogestão; Assessoria de Comunicação e Assessoria Jurídica. Cada gerente ou assessor teve 15 minutos para expor aos demais colaboradores um resumo das ações de sua área. Depois, os colaboradores da Ocepar e Sescoop foram divididos em cinco grupos para, alternadamente, se reunirem com cada área para indagar detalhes do plano de trabalho ou para apresentação de sugestões.
Integração e participação - “Se somos uma instituição que também cobra das cooperativas seu planejamento e nosso trabalho está voltado à informação, se não vamos estar sintonizados não vamos alcançar nossos objetivos”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche. “Foi uma boa oportunidade para todos terem uma visão do que a casa faz. Foi uma forma participativa de discutir nosso trabalho”. A integração e a participação, que proporcionam maior conhecimento sobre o trabalho do sistema, foram apontadas pelo gerente Técnico e Econômico, Flávio Turra, como alguns dos resultados da reunião. “Foram feitas boas sugestões e isso promoveu o maior comprometimento de todos. Essa forma de planejamento tende a trazer contribuições mais positivas”, disse.
Um Norte – O gerente de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson Lauermann, afirma que as demandas das cooperativas e o direcionamento dado pela diretoria apontam para um Norte. “A casa tem que usar de todas as ferramentas para que a trajetória em direção ao Norte seja a mais eficaz. O planejamento das ações é o principal meio para se alcançar os objetivos com eficácia, dando oportunidade para todos os funcionários obterem o suporte necessário ao cumprimento de suas metas”. Por sua vez, o coordenador de comunicação, Samuel Zanello Milléo Filho, considera importante o inter-relacionamento e o conhecimento propiciado pela reunião. Da mesma forma, considera muito oportuna a opinião dos colaboradores sobre o trabalho da área visando a melhoria da imagem do sistema cooperativista.”O planejamento nos ajudar a ver melhor onde queremos chegar”, disse Milléo. Para o coordenador da Assessoria Jurídica, Paulo Roberto Stöberl, “a troca de idéias, possibilidade de manifestação e análise de proposições diversas são válidas e trazem crescimento aos envolvidos no projeto único que é o sistema Ocepar. Portanto, a criação de um espaço reservado para que os diversos setores da Ocepar, Sescoop e Fecoopar interajam, analisando as metas de trabalho, para o ano que se inicia, é necessário e eficaz”.
Plano e capacitação – Ao encerrar a reunião de planejamento, o superintendente José Roberto Ricken afirmou que acreditava em duas coisas: no plano de trabalho apresentado e que foi enriquecido; e na equipe capacitada, com visão na demanda de serviços das cooperativas. “Se tivermos essa visão e atuarmos como uma equipe integrada, nós teremos sucesso em nosso trabalho”, frisou. Ricken considerou as discussões muito úteis, pois ampliaram a visão dos colaboradores sobre o Sistema Ocepar e sobre as necessidades das próprias cooperativas. “Temos que atuar com a visão nas necessidades das cooperativas”, frisou.