SUCROALCOOLEIRO: Posse de nova diretoria da Alcopar e dos Sindicatos de Açúcar e Álcool

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O agropecuarista e industrial Anísio Tormena foi reconduzido na presidência da Alcopar e dos sindicatos paranaenses de fabricação de açúcar e álcool (Siapar e Sialpar), todos sediados em Maringá. A solenidade de posse aconteceu na última sexta-feira (26/05) e foi bastante prestigiada, contando com a participação, entre muitas outras, de autoridades como o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo e do governador Roberto Requião. A Ocepar foi representada pelo seu diretor, Luiz Lourenço, que também e presidente da Cocamar. Tormena, que preside as entidades representativas do setor sucroalcooleiro desde 2000, foi eleito para um período de mais quatro anos (2006-2009) e, em seu discurso, após ser empossado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Costa da Rocha Loures, falou de seu orgulho por estar iniciando o terceiro mandato à frente de um setor tão importante para a economia estadual. "São 70 mil empregos diretos e 500 mil indiretos, sendo que 27 unidades produtoras são responsáveis por fortalecer a economia de mais de 130 municípios", frisou.

Expansão -   Ele destacou com alguns números o processo de expansão do segmento: em 2003, eram 320 mil hectares de cana-de-açúcar, contra os 417 mil atualmente, que representam 3% das terras agricultáveis do Estado. Nesta safra 2006/07, o Paraná deverá colher 32,5 milhões de toneladas de cana. Em 2007, a área cultivada poderá chegar a 500 mil hectares, com produção de 40 milhões de toneladas de matéria-prima. De acordo com Tormena, o impulso do setor se deve, em parte, ao apoio do governador Roberto Requião que, em 2004, chamou suas lideranças para estabelecer o objetivo de promover o crescimento da atividade canavieira, com o plantio de 150 mil hectares, gerando novos postos de trabalho e impacto positivo na economia. "Estaremos cumprindo essa meta já em 2007", enfatizou Anísio Tormena. Ele informou que as indústrias exportam 70% de todo o açúcar que produzem, estando em crescimento também as exportações de álcool. Se hoje o volume de álcool embarcado está na faixa de 20% do total, a meta para os próximos anos é evoluir para 70%, aproveitando as oportunidades que surgem no mercado internacional. "Mas só iremos exportar depois de atender a demanda interna", assegurou. O presidente reeleito disse que as usinas e destilarias têm tido especial preocupação com a preservação do meio ambiente, investindo no plantio de centenas de milhares de árvores para a formação de matas ciliares e proteção de mananciais.

Metas -   Para a gestão que se inicia, informou Anísio Tormena, sua meta é concluir a integração do setor no Estado, atingindo 100% das 27 unidades produtoras, uma vez que algumas delas não são ainda associadas da Alcopar/Sialpar/Siapar. Ele pretende também desenvolver mecanismos que apoiem a continuidade da expansão da atividade, fazendo-se o plantio de novas áreas com canaviais, bem como o surgimento de novas plantas industriais, o que vai gerar milhares de novos empregos. Tormena aproveitou para fazer reivindicações às autoridades. Segundo ele, é preciso realizar estudos que levem à redução da carga tributária; ao mesmo tempo, fomentar a produção de biocombustível no Estado, aproveitando um mercado dos mais promissores; pediu ainda mais investimentos em infra-estrutura, conferindo maior eficiência ao sistema de transporte. Tudo isso, lembrou Anísio Tormena, vai manter o Paraná em condição de competitividade com os demais Estados produtores.

OS NOVOS CONSELHOS DIRETORES 

ALCOPAR - Anísio Tormena, Paulo Adalberto Zanetti, Sérgio Bibiano Rodrigues, João Batista Meneguetti, Ricardo Albuquerque Rezende, Sidney Meneguetti, Daniel Meneghel e Constante O. C. Arruda. Conselho fiscal: Pedro Baggio Neto, Dorival Malário e Roberto Consalter (efetivos), Vicente Okamoto, Francisco Meneguetti e Júlio César Meneguetti (suplentes).

SIALPAR - Anísio Tormena, Albino Mazzaro, Miguel Rubens Tranin e João Batista Meneguetti (efetivos), Celso Carlos dos Santos Júnior, Aparecido Carlos Fadoni, Sidney Meneguetti e Hélcio Rabassi (suplentes). Conselho fiscal: Pedro Baggio Neto, Dorival Malacário e Roberto Consalter (efetivos), Fábio Rezende, Vicente Okamoto e Júlio César Meneguetti (suplentes). Delegados representantes: Anísio Tormena e Sidney Meneguetti (efetivos), Ricardo Albuquerque Rezende e João Batista Meneguetti (suplentes).

SIAPAR - Anísio Tormena, Hélcio Rabassi, Sidney Meneguetti e João Batista Meneguetti (efetivos), Antonio Sérgio de Oliveira, Ricardo de Albuquerque Rezende Filho, Paulo Adalberto Zanetti e Francisco Campiolo (efetivos), Francisco Meneguetti, Júlio César Meneguetti e Vicente Okamoto (suplentes). Delegados representantes: Anísio Tormena e João Batista Meneguetti (efetivos), Sidney Meneguetti e Ricardo Albuquerque Rezende (suplentes). (Flamma Comunicação)  

Conteúdos Relacionados