SUESPAR 2009: Simpósio comemora 30 anos da Federação Unimed no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de aproximadamente 600 pessoas, entre autoridades, dirigentes, cooperados e demais convidados, foi aberto na noite desta quinta-feira (04/06), em Curitiba, no Estação Embratel, o 17º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná que conta com o apoio do Sescoop Paraná. O evento contou com as presenças do senador Osmar Dias, dos deputados federais, Abelardo Lupion e Gustavo Fruet, do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, representantes de entidades médicas e dos anfitriões, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, presidente da Federação Unimed do Paraná e Sergio Ioshii, presidente da Unimed Curitiba. Organizado pela Unimed Paraná, o Suespar neste ano tem como tema central "30 anos de Amor à Saúde", uma alusão às comemorações do aniversário da Federação das Unimeds do estado. Destinado a médicos cooperados e colaboradores das 23 Unimeds presentes no Paraná, a programação está repleta de novidades. Na parte técnico-científica, estão sendo abordados temas como Economia, Judicialização em Saúde, Análise de Mercado, Qualidade de Implantes e Pagamento por Performance. O Suespar continua nesta sexta-feira e sábado (05 e 06/0). Informações no site www.suespar.com.br.
Federação - Para o presidente da Federação Unimed do Paraná, Orestes Barrozo Medeiros Pullin a presença maciça de médicos cooperados ao evento comprova a importância que o cooperativismo médico representa para a sociedade. "A importância que o cooperativismo médico ocupa na agenda, não só daquele que militam no sistema unemediano, mas também da sociedade paranaense de uma forma geral é prova da evolução alcançada pelo setor. Temos aqui hoje uma elite de representantes públicos, na esfera municipal, estadual e federal o que nos deixa muito felizes. O engajamento de todos em busca de soluções para os diversos problemas que ainda são enfrentados no setor da saúde". O presidente da Federação Unimed ainda disse que o esforço de cada uma das singulares em comparecer ao evento deve ser reconhecido. "Se somos hoje um sistema forte é graças a esta união em torno da bandeira do cooperativismo médico, aonde possuímos mais de 100 mil médicos cooperados em todo o Brasil e que acreditam neste sistema como importante alternativa de trabalho e instrumento transformador da sociedade. Aqui no Paraná temos 22 cooperativas singulares e oito mil cooperados atuantes. Este Suespar é uma oportunidade e devemos aproveita-lo da melhor forma", frisou.
Ocepar - Ao participar da solenidade de abertura do 17º Suespar, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, falou sobre a importância do cooperativismo para os diversos ramos de atividades da nossa economia. Koslovski destacou que em apenas nove anos o sistema cooperativista no Paraná saltou de uma receita de R$ 7,95 bilhões, em 2001 para R$ 25 bilhões em 2008, representa 19,5 % do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. "Esta é apenas uma das diversas contribuições que o cooperativismo dá, não só para aquelas pessoas que fazem parte do sistema mas para todas que vivem em torno do cooperativismo. Saímos de 554 mil postos de trabalho gerados em 2001 para mais de 1,250 milhão postos de trabalho. Se voltarmos nossos olhos apenas para o ramo saúde, temos também números expressivos. Hoje mais de 1 milhão e 250 mil pessoas dependem diretamente dos serviços oferecidos pelo sistema Unimed no Paraná. Isto dá uma dimensão do crescimento e da evolução do cooperativismo médico em nosso estado e no País, hoje muito bem representado pela Unimed Brasil e pela Federação Unimed. O trabalho sistêmico desenvolvido pelas cooperativas singulares, com forte apoio de suas entidades tem sido fundamental para este desempenho", frisou o dirigente.
Desafios - O presidente da Ocepar afirma que apesar de todos os esforços do ramo saúde, ainda existem a alguns desafios: "Entres esses desafios destaco a aprovação da Lei do Cooperativismo, que está em tramitação no Congresso Nacional, projeto este de autoria do senador Osmar Dias e que tem feito um trabalho fantástico em defesa do cooperativismo. Temos que reconhecer publicamente isso, pois o senador tem insistido para que não percamos, lá no Congresso a filosofia, a ideologia, os princípios que norteiam o cooperativismo. Temos absoluta certeza de que vamos conquistas esta nova lei, com o apoio do senador e também dos demais integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), entre eles os deputados Lupion e Fruet que prestigiam esta solenidade hoje", disse.
Ato Cooperativo - Outro desafio apresentado por Koslovski para o sistema é a aprovação do Ato Cooperativo, projeto que está em tramitação no Congresso e de autoria do deputado federal, Marco Aurélio Ubiali. O presidente da Ocepar também destacou o processo de intercooperação que a Federação Unimed vem conduzindo dentro do estado. "Hoje existem mais de 100 contratos de parcerias de cooperativas Unimeds com cooperativas de outros ramos. Isso é muito importante e o sistema Unimed tem dado um exemplo para os demais setores", disse. Para Koslovski, outro trabalho a ser destacado é a questão da educação sobre o cooperativismo, "precisamos levar para toda população os verdadeiros princípios que regem o cooperativismo no Brasil, o que ele representa para a sociedade e seus resultados. Sei que todos esses assuntos serão aqui discutidos e serão levados ao conhecimento das entidades", destacou.
Oportunidade - Para o presidente da Unimed Curitiba, Sérgio Ioshii, entidade que sedia o evento neste ano, o Suespar é uma grande oportunidade para que o ramo saúde possa aprofundar discussões importantes sobre o cooperativismo médico e sua forma de atuação no Paraná e no Brasil. "Nestes dois dias poderemos discutir não só o cooperativismo, mas também o sistema Unimed e o futuro da medicina no País. Uma oportunidade de projetarmos caminhos que consolide o sistema a longo prazo. Sinto-me muito honrado em presidir a cooperativa singular que recebe todos vocês aqui em Curitiba para este importante evento que coroa as três décadas de trabalho da nossa Federação Unimed no Paraná", lembrou.