TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: I Fórum para cooperativas reúne 30 pessoas em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começou na manhã desta sexta-feira (10/03), no Hotel Alta Régia, em Curitiba, o I Fórum de Tecnologia da Informação das Cooperativas Agropecuárias do Paraná. Realizado pelo Sescoop-PR, o evento, que reuniu cerca de 30 técnicos da área de informática das cooperativas agropecuárias, será encerrado no final desta tarde e tem como objetivo debater temas do setor, tendências e elaborar um plano de trabalho contínuo. O evento foi aberto pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa.
Troca de experiências - De acordo com Edson Costa, responsável pela Informática do Sistema Ocepar, a idéia de realizar um evento nesses moldes vem sendo amadurecida há dois anos e ganhou impulso durante o seminário realizado em Londrina, em outubro passado, sobre tecnologia da informação. Edson Costa destacou os quatro focos principais do fórum: integração da tecnologia da informação, estímulo para troca de experiências, fomento a treinamentos e estimulo à criação de soluções comuns. “As cooperativas podem realizar trabalhos e buscar soluções em parceria”, destacou ele, acrescentando que isso pode reduzir custos. O evento desta sexta-feira foi o inicio de um trabalho de longo prazo na área de TI, destacou Edson Costa. A intenção é ampliar os debates sobre TI para os demais ramos do cooperativismo.
Palestras – O professor José Kantec falou sobre a importância da determinação e persistência para superar os desafios. O professor, que pratica montanhismo, fez uma relação entre as dificuldades para escalar uma montanha e a vida na empresa. Segundo o professor, a persistência faz a diferença. “Escalando aprendi a arte do planejamento na pele, onde a sua vida depende disso. Se trouxermos isso para as empresas, elas seriam muito melhor conduzidas”, afirmou. O segundo palestrante do evento foi Marcos Augusto Schmeil, que orientou o grupo de participantes sobre as perspectivas e as tendências que despontam na área de Tecnologia da Informação.
Participantes - Para Vanderlei José Ich, da Coasul, a importância do evento está na troca de informações sobre softwares que possam reduzir custos e melhorar o atendimento ao associado da cooperativa. Adriano Krzyuy, da Coopagricola, disse que é importante buscar o que há de novo no mercado, o que pode melhorar a comunicação com o associado.