TENDÊNCIAS: Seminário começa nesta segunda-feira, em Manaus
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 300 representantes do Sistema OCB são esperados no V Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, que começa nesta segunda-feira (27-11), em Manaus (AM). O seminário vai discutir os principais temas de interesse das cooperativas brasileiras, além de propor soluções pragmáticas e apontar novos rumos para o cooperativismo brasileiro. “Fortalecendo o Cooperativismo Brasileiro: das Propostas à Prática” é o tema central do evento, tem este diferencial: vai fechar um ciclo e abrir um novo período, com novas perspectivas para o Sistema OCB. Ele está estruturado em três grandes eixos temáticos: mudanças no ambiente institucional, educação e das propostas à prática. É o principal evento do Sistema OCB, que abrange 28 organizações representativas de 7.518 cooperativas, distribuídas em 13 ramos de atividades em todo o País. O presidente do SistemaOcepar, João Paulo Koslovski, o superintendente, José Roberto Ricken e o assessor especial da diretoria, Guntolf van Kaick, representam o cooperativismo paranaense no seminário.
Abrangência - Hoje, mais de 6,7 milhões de brasileiros são associados a cooperativas, que empregam cerca de 200 mil pessoas. O seminário, que vai até o dia 30 de novembro, acontece no Da Vinci Hotel & Conventions. A iniciativa é da OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Debates vão subsidiar novas estratégias - O V Seminário terá a participação de especialistas de renome que atuam no setor. Nas palestras, eles vão abordar os marcos conceituais necessários à efetivação das estratégias institucionais. Durante o evento, os representantes dos Grupos Técnicos de Apoio (GTAs) terão a oportunidade de apresentar as propostas construídas ao longo do ano que visam atender as demandas do Sistema OCB/Sescoop. A programação conta ainda com debates e dinâmicas que vão permitir aos participantes discutir e aprofundar seus conhecimentos sobre os grandes eixos temáticos: Gestão Cooperativista, Identidade Cooperativista, Desenvolvimento de Mercados e Alinhamento Institucional. (Com informações do Informe OCB)