TOP OF MIND 2005: Cooperativas entre as marcas mais lembradas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre as marcas mais lembradas pelos consumidores paranaenses por categoria, apontadas pela 11ª edição da pesquisa Top of Mind 2005, realizada pela revista Amanhã em conjunto com o Instituto Bonilha, de Curitiba, estão as cooperativas Unimed, Copacol e Coamo, que conquistaram o primeiro lugar nas categorias: plano de saúde, frango e cooperativa, respectivamente. Também aparecem na pesquisa a Frimesa, na categoria leite, ficando em segundo lugar com 12,6 % de citações. A primeira foi a marca Batavo (22 %), hoje industrializado pela Batavia (grupo controlado pela Cooperativa Central de Laticínios do Paraná) e na terceira posição a Cativa, com 9,3%. A Cocamar apareceu na categoria cooperativas do Paraná, com 11,1% das citações, ficando logo atrás da Coamo (12,4%), vindo em seguida a Coopavel (4,8%) e a Batavo, com 1,3%. Já na categoria Plano de Saúde a cooperativa Unimed segue tranqüila em primeiro lugar com a expressiva marca de 49,6% das citações, bem acima da segunda colocada, a Prever com apenas 2,6%.
Surpresa – Para o Instituto Bonilha e revista Amanhã, a surpresa da pesquisa neste ano aconteceu na categoria frango, onde a Copacol (15,6%) ultrapassou a “poderosa” Sadia (15,5%), detentora da marca mais valiosa da Região Sul segundo levantamento recente da mesma revista e também como marca mais lembrada pelos consumidores até 2004. O anúncio dos vencedores do Top of Mind 2005 aconteceu durante um almoço na sala de convenções do Cietep em Curitiba, nesta quarta-feira (9/10) e que contou com a presença de representantes das principais empresas que se destacaram na pesquisa. Na oportunidade a Ocepar foi representada pelo coordenador da assessoria de imprensa, Samuel Milléo Filho.
Reformulação da marca - Para o gerente de marketing da Copacol, Mário Vicente, que veio prestigiar o evento, a virada da “grife do frango”, como ele próprio se refere ao fato da cooperativa ficar com o primeiro lugar, começou no ano de 1998, quando foi criado o departamento de marketing dentro da estrutura da Copacol. “Foi assim que passamos a fortalecer cada vez a marca no Estado”. Mário lembra que em janeiro deste ano, por exemplo, foram feitas algumas mudanças nas embalagens nas gôndolas dos supermercados. Mário lembrou que fazia sete anos que a marca da cooperativa era a mesma e precisava mudar. “Deixamos a marca mais leve, tiramos todos aqueles elementos dispensáveis e procuramos dar ênfase mais a marca Copacol”, lembrou.
Grandes Empresas – Além de apontar as marcas mais lembradas por categoria, a pesquisa também apontou a “Grande Empresa” – a mais nobre da pesquisa -, onde 11% dos paranaenses responderam a “Copel” quando convidados a citar uma grande companhia ou grife do Estado. Só que entre as 15 marcas mais lembradas, aparecem as cooperativas Coamo, em 7º lugar com 2,4%, a Cocamar na 10ª colocação com 1,6% e a Coopavel, em 13ª posição com 1,1% das citações.
Metodologia – O Top of Mind da revista Amanhã é realizado desde 1995 em parceria com o Instituto Bonilha e tem o objetivo de apontar as marcas mais lembradas do Paraná. O levantamento não engloba apenas as grifes de produtos de consumo – também são pesquisados nomes de serviços, de veículos de comunicação e até profissionais da mídia. Neste ano foram realizadas mil entrevistas, entre os dias 17 e 22 de setembro de 2005, nos 22 maiores centros consumidores do Paraná, segundo o peso populacional de cada um, o que naturalmente inclui Curitiba e Região Metropolitana. A margem de erro sobre os resultados é de 3,1% para mais ou para menos.