TRIGO: Ocepar participa de debate na Comissão de Agricultura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, participa hoje de audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados solicitada pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) para debater o momento difícil por qual passa a triticultura nacional. Segundo o parlamentar, os triticultores reclamam pela falta de preço no mercado para vender as 970 mil toneladas de trigo produzidas na última safra. O excedente atual soma mais de 600 mil toneladas estocadas. Entre as solicitações dos produtores está a adoção por parte do governo da Política de Garantia de Preço Mínimos (PGPM). Para Micheletto, esta situação não é nova.
Derrubando o preço - “No ano passado houve o mesmo problema, só que a produção excedente foi bem menor”. Um dos pontos que força o preço da produção nacional para baixo seria uma ação orquestrada pela Abitrigo (Associação Brasileira das Indústrias de Trigo), que segundo Micheletto, não tem boa vontade em adquirir o produto nacional, pois, “é muito mais vantagem para as indústrias tentar derrubar o preço da produção excedente e adquirir o produto abaixo do preço mínimo ou até mesmo pelo preço mínimo depois que o Governo, através da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) adquiri-lo”.
Entidades - Para tentar encontrar uma solução que afeta a triticultura brasileira foram convidados, além do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski; o presidente da Comissão Técnica de Grãos da Faep (Federação da Agricultura do Estado Paraná), Ivo Carlos Arnt Filho; os presidentes das Fecoagro (Federações de Comércio Agrícolas de Trigo) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, respectivamente Rui Polidoro Pinto e Marcos Antônio Zordan, além do presidente da ABITRIGO, Francisco Samuel Hosher. O secretário de Política Agrícola do ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, também estará presente, representando o Governo. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Moacir Micheletto)