TRIGO: Setor produtivo entrega propostas do Plano Safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O analista técnico e econômico do Sistema Ocepar Robson Mafioletti está em Brasília, onde participou ontem (13/02) da reunião da Câmara Setorial de Cereais de Inverno, que discutiu a política nacional do trigo para 2007. Hoje (14/02) pela manhã estava programada a entrega ao ministro Luís Carlos Guedes Pinto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) do documento contendo as propostas para o Plano Safra, por parte das entidades que representam o setor produtivo, entre elas a Ocepar.

Pré-mistura - Empresários e governo brasileiro solicitam aos argentinos que igualem a tarifa de exportação cobrada para a farinha (+10%), pré mescla trigo (+10%) e trigo (+20%). Isso porque os fabricantes no Brasil alegam que esta diferença onera a produção no país e diminui a competitividade da indústria brasileira, uma vez que a importação da farinha argentina torna-se mais vantajosa que a compra do trigo para beneficiamento no país. Já o país vizinho pediu que a liberação de misturas de farinha de trigo argentina ocorra mais rapidamente. No ano passado, o Brasil aumentou a fiscalização deste produto para evitar que a farinha argentina, entrasse no Brasil classificada como mistura de farinha.

Nova reunião - A disputa comercial entre o Brasil e a Argentina no que se refere à farinha de trigo voltará a ser discutida na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Comércio Bilateral, ainda sem data definida. Em encontro realizado ontem, em Buenos Aires, representantes dos moinhos de trigo brasileiros solicitaram aos argentinos que igualem a tarifa de exportação cobrada para a farinha (+10%), pré-mistura de farinha (+10%) e trigo (+20%). "Os fabricantes no Brasil alegam que esta diferença onera a produção no País e diminui a competitividade da indústria brasileira, uma vez que a importação da farinha argentina torna-se mais vantajosa que a compra do trigo para beneficiamento no País", disse, em nota, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. "Esperamos que na próxima reunião os fabricantes deste produto se aproximem e tragam uma proposta de solução a estes problemas", disse o secretário-executivo do Ministério, Ivan Ramalho, na nota. A Argentina, por outro lado, pediu a rápida liberação de carregamentos de misturas de farinha de trigo argentina na fronteira do Brasil. No ano passado, o Brasil aumentou a fiscalização deste produto sob o argumento de que os argentinos estavam enviando farinha de trigo como pré-mistura, que na época era taxada diferentemente na Argentina. O secretário informou, por meio da nota, que estes assuntos serão tratados pelos dois governos, mas que a aproximação dos setores dos dois países é fundamental para um futuro acordo. (Com informações da Agência Estado e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

Conteúdos Relacionados