TURISMO RURAL:Caminhadas incluem cerca de 20 circuitos paranaenses
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A temporada de caminhadas no meio rural vai começar em todo o País. Cerca de 20 circuitos paranaenses estão incluídos nos 186 selecionados pela organização não-governamental Anda Brasil. Dois deles serão percorridos nos municípios de Colombo e Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, em março. As caminhadas são incentivadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para fortalecer e gerar renda para a agricultura familiar.
Estado adere ao Programa - No Paraná, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento aderiu ao programa do Ministério e é uma das incentivadoras das caminhadas no meio rural. Segundo o coordenador do programa de Turismo Rural, Ednei Bueno do Nascimento, quem gosta de caminhar nas cidades, agora tem opção do meio rural, que é tranqüilo e agradável. Desde que o programa entrou em execução, no ano passado, a Secretaria está organizando o agricultor familiar, auxiliando na formação do produto turístico. "Descobriu-se que o turismo rural ajuda a fixar o homem no campo, que passa a ter renda com essa atividade", destacou.
Caminhos percorridos - Os roteiros incluem passagens pelas propriedades da agricultura familiar e agroecológicas, onde o caminhante também poderá saborear os produtos da gastronomia local, adquirir e consumir produtos artesanais agroecológicos, além de participar e presenciar as manifestações culturais como forma de preservar a cultura local.
França - Os circuitos brasileiros de caminhadas, incluindo os paranaenses, serão apresentados, em novembro de 2008, no Salão Internacional de Turismo e Viagem, que será realizado em Colmar, na França. Este ano, o tema do salão será o Brasil como destino das caminhadas. "A apresentação dos circuitos, em forma de calendário anual, atrairá turistas da Europa e, certamente, outros circuitos para caminhadas vão surgir no ambiente da agricultura familiar", prevê Airton Violento, presidente da Anda Brasil.
Número de adeptos cresce - De acordo com o presidente da ONG, está aumentando o fluxo de pessoas que estão aderindo às caminhadas no meio rural. A atividade começou no Brasil, há 10 anos, quando participavam cerca de 30 a 40 pessoas. "Hoje, são mais de 180 circuitos, que reúnem entre 300 a 400 pessoas a cada caminhada", afirmou.
Parceria - A Anda Brasil é parceira do Ministério no incentivo a essa atividade, para estimular as pessoas a caminhar no interior do País. No Paraná, as caminhadas no meio rural estão sendo incentivadas pela Secretaria, como forma de promover a inclusão social dos agricultores familiares. Além dos circuitos de caminhadas em Colombo e Almirante Tamandaré, outros trechos, nos municípios de Diamante do Oeste, Manoel Ribas, São José dos Pinhais, Medianeira, Araucária, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Tibagi, Lapa, Lunardeli, Santa Terezinha, Piraquara, Capanema, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Missal e Foz do Iguaçu, estão incluídos no calendário apresentado pela Anda Brasil, ano passado, no Salão Internacional de Turismo na França. (AEN)