TV SINAL: Programa Paraná Cooperativo na TV estreia hoje

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta segunda-feira (13/02) estreia na TV Sinal, da Assembleia Legislativo do Estado do Paraná (Alep), o programa Paraná Cooperativo na TV, produzido pela assessoria de comunicação do Sistema Ocepar. Ele vai ao ar às 18h30 dentro do espaço Paraná Empreendedor da própria emissora e que tem por objetivo discutir os negócios e a economia paranaense. Será reprisado na próxima segunda-feira (20/02), às 12h30.

Destaques - O programa de estreia abordará diversos assuntos de interesse do cooperativismo, entre eles: o Encontro Estadual de Cooperativistas, realizado em dezembro, em Curitiba, e que reuniu cerca de duas mil pessoas, as festividades de aniversário de 60 anos da Agrária e da Castrolanda, medidas anunciadas pelo governo, atendendo um pleito da Ocepar sobre as perdas dos produtores com a estiagem, leilões de trigo, 40 anos da Ocepar, eventos de formação realizados pelo Sescoop Paraná em 2011, inauguração da nova indústria da Copacol, Ano Internacional das Cooperativas e campanha de marketing.

Sintonia - O Paraná Cooperativo na TV será veiculado no canal 16 da Net Curitiba, UHF 21 da TV Mercosul, 99 da TVA e 97 da RCA. Também poderá ser assistido posteriormente no site da própria Assembleia Legislativa no link: http://www.alep.pr.gov.br/imprensa/tvsinal/acervo e na TV Paraná Cooperativo no Youtube: http://www.youtube.com/sistemaocepar.

Convênio - No dia 17 de novembro de 2011, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, assinou um convênio com a Alep que permite à entidade divulgar as principais ações desenvolvidas pelo cooperativismo paranaense, através da TV Sinal, veículo oficial de comunicação do Poder Legislativo do Estado. Além do Sistema Ocepar, também participam deste convênio, a Associação Comercial do Paraná - ACP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep e a Federação do Comércio do Estado do Paraná - Fecomércio. As quatro entidades terão, cada uma, trinta minutos por mês no programa semanal "Paraná Empreendedor", em edições inéditas, sempre às segundas-feiras, às 18h30, em sistema de rodízio.

Conteúdo - Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, disse que é uma iniciativa pioneira entre as assembleias do País. Segundo o parlamentar, o objetivo é "agregar conteúdo à programação da TV Sinal, acreditando que isso será melhor para todos e atenderá uma gama maior de interesses. Atuando em parceria, vamos conseguir ampliar nossa comunicação e, ao mesmo tempo, oferecer condições para que a sociedade possa fiscalizar melhor seu Legislativo".

Cooperativismo - Rossoni destacou a importância das cooperativas do Paraná estarem integradas nessa iniciativa. "Daqui a algum tempo, iremos entrar via satélite. Vamos chegar na casa dos agricultores, dos cooperados e, como muitas regiões ainda não desenvolveram o cooperativismo, o programa da Ocepar servirá para levar as informações necessárias para que essas pessoas possam se informar melhor. Um trabalho educativo do que cada entidade representa para economia do nosso Estado", frisou o presidente da Assembleia.

Ocepar - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que este espaço oferecido pela Alep permitirá às diversas representações de classe mostrar ao povo do Paraná como elas desempenham suas atividades: "Vamos contar com um importante espaço para divulgar a atuação do cooperativismo. Uma oportunidade ímpar para que possamos mostrar à sociedade o que representam as cooperativas, nos seus diferentes ramos, na viabilização da atividade do cooperado, na distribuição de renda e no desenvolvimento do nosso Estado", frisou. "No ramo do agronegócio, as cooperativas são responsáveis por 54% da produção agrícola e dinamizam a economia paranaense. Hoje, o cooperativismo é responsável por 1 milhão e 500 mil postos de trabalho, uma força viva da sociedade e que teve uma movimentação financeira em 2011 de R$ 30 bilhões. Promove a interiorização da economia. Temos 11 cooperativas que tem uma movimentação econômica superior a R$ 1 bilhão, levando o desenvolvimento para todos os cantos do Paraná", acrescentou o dirigente cooperativista.

Conteúdos Relacionados