UNIMED: 16º Suespar reúne 600 participantes em Foz do Iguaçu

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com cerca de 600 participantes, começou ontem (22/05), em Foz do Iguaçu, o 16º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná - Suespar, um dos eventos mais importantes promovido pela Federação Unimed. A abertura contou com a presença dos presidentes da Unimed Brasil, Celso Barros, da Unimed Paraná, Orestes Barrozo M. Pullin, da Unicred Paraná, Álvaro Jabur, da Uniodonto Curitiba, Luiz Humberto de Souza Daniel, e dirigentes das demais cooperativas do sistema no Paraná, de federações de outros estados e da Unimed Mercosul. Também estiveram presentes o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski que representou inclusive o presidente da OCB, Márcio de Freitas.

Desafios - No discurso de abertura, o presidente da Unimed Foz do Iguaçu, Silvio Carlos Cury,  deu as boas vindas aos participantes, afirmando que a cidade os acolhia de braços abertos, e destacou os trabalhos organizados pelos colaboradores do sistema. O presidente da Federação Unimed Paraná, Orestes Barrozo M. Pullin, destacou os desafios que o sistema tem em buscar uma maior interação junto às Unimeds e também o forte trabalho a ser realizado na busca de alternativas no atendimento dos normativos da Agência Nacional de Saúde. Por sua vez, o presidente da Unimed Brasil, Celso Barros, elogiou o trabalho realizado pelas Unimeds do Paraná, destacando que o Estado é referência para o cooperativismo médico brasileiro.

Cooperação e solidariedade - Falando em nome do cooperativismo brasileiro, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que há, no DNA do cooperativismo, duas palavras mágicas, cooperação e solidariedade, que se traduzem em valorização das pessoas, estímulo à auto-ajuda e trabalho coletivo para viabilizar o trabalho individual de cada cooperado. Koslovski também destacou a importância do cooperativismo do Paraná, que hoje soma 450 mil pessoas, gera mais de 926 mil postos de trabalho e movimenta R$ 18 bilhões, abrangendo cerca de 2,1 milhões de pessoas. "Com certeza estamos construindo um Estado mais humano, mais solidário e mais comprometido com as pessoas e com o desenvolvimento", frisou, reconhecendo que a ação das Unimeds beneficia mais de 1  milhão de paranaenses entre usuários, cooperados e colaboradores.

Intercooperação e profissionalização - O presidente da Ocepar comentou sobre a previsão de eventos de profissionalização para o ramo saúde em 2008, apoiada pelo Sescoop-PR e sob coordenação da Federação Unimed, que prevê a realização de 174 eventos para treinamento de 5.157 pessoas. Também numa parceria com o Sescoop, está sendo realizado um MBA executivo em gestão empresarial para as cooperativas da área de saúde. Citou ainda, as ações integradas realizadas pelo Sistema Ocepar com a Unimed-PR e suas filiadas, principalmente na área tributária, emendas apresentadas para reforma tributária, "o que contou com a efetiva participação do sistema, bem como quanto ao ISS, ao Ato Cooperativo, a Lei do Cooperativismo, entre outras", disse Koslovski.

Marketing - A participação do Sistema Unimed na realização da campanha de marketing institucional "Cooperativas,  orgulho do Paraná", veiculada pela RPC, e no apoio ao Prêmio Ocepar de Jornalismo, foi reconhecida pelo presidente da Ocepar. Ao final de seu pronunciamento, ele agradeceu ao presidente da Federação Unimed Paraná, Orestes Barrozo M. Pullin, pela efetiva colaboração como membro da diretoria da Ocepar, e aos demais dirigentes e colaboradores das Unimeds pelo que fazem em benefício do cooperativismo de saúde no Paraná.

Conteúdos Relacionados