USDA: Plantio de milho e soja nos EUA entra na reta final
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O cultivo do milho está chegando ao fim nos Estados Unidos, maior produtor mundial do grão. O relatório crop progress do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado no dia 02 de junho (veja síntese no quadro abaixo), mostra que o plantio já ocupa 95% da área de milho norte-americana. "Mas ainda há um atraso na comparação com a safra anterior. No ano passado, durante o período analisado o plantio já atingia 99% da área. O mesmo acontece com a média dos últimos 5 anos, em que nesta mesma época do ano 98% do milho norte americano já está plantado", conta o analista econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti. Dessa forma, completa o analista, a área de milho prevista inicialmente pelo USDA já foi semeada, no entanto, num período de menor potencial de produtividade média. "Atualmente, 74% das lavouras de milho já emergiram, contra 92% em igual período do ano passado. No item condição de desenvolvimento das lavouras 93% enquadram-se nos estados de bom a excelente", explica Mafioletti.
Soja - Para a soja, o relatório do USDA aponta que 69% da área já foi plantada. Mas há um atraso de 17 pontos percentuais na comparação de cultivo com o ano passado e 12 pontos percentuais em relação à média dos últimos 5 anos.
Quadro 01 - Evolução do plantio de milho e soja nos Estados Unidos
Cultura
Até 01/06/08
Até 01/06/07
Média 5 anos
Milho
95%
99%
98%
Soja
69%
86%
81%
Fonte: Usda - http://usda.mannlib.cornell.edu/usda/current/CropProg/CropProg-06-02-2008.txt elaboração: Ocepar/Getec. Nos 18 Estados que o USDA realiza o levantamento, respondem por cerca de 95% da área semeada de soja e milho nos Estados Unidos.
Área plantada - A área total de milho nos Estados Unidos na safra 2008/09 é de 34,8 milhões de hectares, com redução de 8% em relação à safra passada. Em relação à soja a área de plantio prevista é de 30,3 milhões de hectares, com aumento de 18% em relação à safra anterior.