VISITA: Ocesc conhece nova estrutura da biblioteca da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O gerente de cooperativismo, Paulo von Dokonal e a contadora Valéria Yukiko Hirasike, da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Sescoop-SC, estiveram em Curitiba, na sede do Sistema Ocepar, nesta terça-feira (23/05) conhecendo as novas instalações da biblioteca. Na ocasião, foram recebidos pela responsável do setor, a bibliotecária Sigrid Ritzmann, que fez uma demonstração do ambiente implantado na nova sede e de toda estrutura física e técnica, onde se destacam armários fechados, formados por um conjunto de estantes que deslizam sob trilhos, acondicionando de forma racional todo o acervo. Segundo Sigrid, esta nova estrutura traz uma excelente economia de espaço, “proporcionando ao mesmo tempo a conservação e segurança do patrimônio e da memória bibliográfica da Ocepar e do Sescoop-Paraná”, disse.

Informatização - Além das instalações físicas, os visitantes mostraram interesse no sistema de informatização utilizado pela biblioteca da Ocepar e do Sescoop-Paraná. “Qualquer pessoa pode consultar todos os títulos das obras que possuímos em nossa biblioteca através do site do Sistema Ocepar na Internet, sem a necessidade de se deslocar até a nossa sede”, completa a bibliotecária. Ela ressalta que os empréstimos de obras são feitos apenas para pessoas que fazem parte do sistema, ou seja, cooperados, dirigentes e funcionários de cooperativas.

Empréstimos – Sigrid lembra que a comunidade acadêmica tem demandado uma atenção especial na realização de trabalhos, principalmente de conclusão de curso ou de especialização. Ela informa que “este atendimento é realizado na medida do possível, através de meio eletrônicos e via empréstimos inter-bibliotecário com as demais instituições que possuem bibliotecas em Curitiba e que mantém intercâmbio com a nossa estrutura aqui na Ocepar”. Este atendimento – conta Sigrid, fez com que a biblioteca do Sistema Ocepar realizasse uma média anual de empréstimos de 750 obras para acadêmicos.

Demandas - Segundo von Dokonal, a Ocesc pretende investir mais nesta área de informação. “Temos recebido muitos pedidos de estudantes em fase de graduação e pós para pesquisas nas mais diversas áreas e também de cooperativas filiadas, por isso precisamos dimensionar nossa capacidade para atender todas essas demandas. Aqui no Paraná vocês têm um excelente acervo e uma ótima estrutura de biblioteca”, comentou.  

Conteúdos Relacionados