VISITAS TÉCNICAS II: Comitiva do BRDE conhece tratamento de efluentes utilizado pela Lar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Profissionais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Ocepar visitaram a Unidade Industrial de Aves da Cooperativa Lar, em Matelândia, no Oeste do Estado, na última sexta-feira (26/08), com o objetivo de conhecer o sistema de tratamento de efluentes utilizado no local. A delegação foi recepcionada pela diretoria executiva da cooperativa, equipe gerencial e técnica. No auditório, houve uma rápida apresentação da cooperativa feita pelo diretor presidente, Irineo da Costa Rodrigues, que evidenciou o trabalho diversificado e a organização do quadro social.
Trabalho responsável - O coordenador industrial Clédio Roberto Marschall destacou o trabalho realizado no tratamento de efluentes, a recuperação de nascentes no entorno da Unidade Industrial, a geração de energia através do biogás, a redução da emissão de gases de efeito estufa, os créditos de carbono, o reuso da água e o trabalho realizado em parceria com a Petrobrás - Usina Termoelétrica que está sendo instalada e será inaugurada no dia 09 de dezembro. “No atual processo industrial são utilizados 350 mil m3 de água por hora, semelhante a uma cidade com aproximadamente 30 mil habitantes. É um trabalho responsável e com resultados positivos”, frisou Clédio.
Fixação do homem do campo - O diretor-presidente do BRDE, Renato de Mello Vianna, ressaltou que a comitiva veio ver de perto como as grandes empresas ligadas ao homem do campo se tornaram casos de sucesso do setor produtivo brasileiro. “O que nós assistimos aqui no Paraná é que o cooperativismo, sem dúvida nenhuma, foi uma ferramenta fundamental para fixar o homem à terra, evitando o êxodo rural, o inchaço das cidades. Hoje, através de conquistas tecnológicas, mantém-se no mercado com produtos de ponta, que inclusive alcançam os mercados internacionais. O exemplo é a Cooperativa Lar, motivo de orgulho pela excelência dos produtos que aqui são industrializados. O espírito cooperativista é muito grande neste Estado. Parabéns a todos”. Finalizando, disse que “O BRDE é financiador de vários empreendimentos da Lar, uma parceria que iniciou com maior envergadura no inicio dos anos 70.
Continuidade - “Nós queremos continuar financiando os projetos inovadores e diversificados da cooperativa. O dinheiro do BRDE como banco de fomento, é para gerar emprego e renda, e aqui se investe em produção”. O BRDE, segundo o diretor presidente Renato de Mello Vianna, ex-prefeito de Blumenau, somente no ano passado, preservou e gerou 51 mil empregos nos 3 Estados do Sul. O ICMS gerado para os três Estados somou mais de R$ 250 milhões. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Cooperativa Lar)