VOCÊ/SA II: Investindo na equipe, Copacol dobra produção

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"As pessoas são importantíssimas para uma empresa alcançar seus resultados. Por isso, investimos nelas", defende Valter Pitol, diretor-presidente da Copacol. Com uma trajetória de 47 anos, a cooperativa conta hoje com 6,5 mil funcionários e 4.700 cooperados, trabalhando com frango, peixe, bovinos de leite, suínos e cereais. Segundo Pitol, a política de valorização dos colaboradores ganhou força no início do ano 2000, com a oportunidade de capacitação em todos os níveis, conforme a necessidade de cada um.

Orgulho - "Temos 200 colaboradores que estão conosco há mais de 20 anos. Sentimos que eles estão aqui porque se sentem satisfeitos e têm até orgulho de fazerem parte da empresa", destaca. Um fator de estímulo é a participação nos lucros, instituída há 12 anos. ''O percentual corresponde a 10% do resultado econômico do ano e é pago sempre em dezembro, proporcionalmente ao salário de cada um'', diz. Além de benefícios para filhos de funcionários, como creche e bolsa de estudos, a cooperativa tem um programa de construção de casas para os colaboradores (para revendê-las financiadas a preço de custo).

Produção - Com a equipe motivada, nos últimos dois anos a empresa conseguiu duplicar a capacidade diária de abate de frango, passando de 150 mil aves para 300 mil aves/dia. O salto exigiu mais contratações: o quadro aumentou de 4.300 para 6.500 colaboradores. E ainda há 250 vagas para serem preenchidas dentro do abatedouro. O problema é a falta da mão de obra operacional na região. "Temos tido muita dificuldade para achar pessoal por aqui, por isso recrutamos funcionários em cidades num raio de até 100 quilômetros (de Cafelândia)"', afirma Pitol. A cooperativa atingiu em 2009 um faturamento de R$ 998 milhões e pretende fechar 2010 com R$ 1,150 bilhão, acréscimo de 10%. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados