WITMARSUM: Koslovski representa Ocepar na Expowit
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, participou no final da semana da XXI Expowit - Exposição de Genética Leiteira, Queijos Finos, Máquinas Agrícolas, Comidas Típicas e Artesanato, realizada de 20 a 22 de julho na colônia Witmarsum, no município de Palmeira (a cerca de 70 quilômetros de Curitiba). Segundo Ewald Warkentin, presidente da cooperativa Witmarsum, a exposição, que acontece de dois em dois anos, é um evento para toda família.
Programa - A programação do evento incluiu concurso criador jovem, premiação dos animais classificados e café colonial, culto em Ação de Graças, almoço e apresentações culturais.
Um pouco de história - A Cooperativa Witmarsum foi fundada por imigrantes da Europa, menonitas pertencentes ao grupo de alemães russos que tiveram origem na Frísia, no norte da Holanda e Alemanha. Fundada em 28 de outubro de 1952, a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum organizou a migração dos colonos alemães daquela região para a Colônia de Witmarsum no estado do Paraná. O objetivo da então fundada Colônia era coordenar a vida social e econômica de todos os imigrantes. Hoje a Cooperativa atua na região de Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas e Balsa Nova, no Paraná. A cooperativa conta atualmente com 266 sócios, que tiram seu sustento basicamente da agropecuária: produção de leite, frangos de corte, milho, soja, trigo. A cooperativa tem como atividades industriais a fábrica de rações e fábrica de queijos finos e mantém toda estrutura para recepção e armazenagem de grãos produzidos pelos associados, bem como presta toda assistência técnica veterinária e agronômica, fornece todos insumos necessários para produção e atua na comercialização da produção de seus associados. A cooperativa é proprietária da Escola, Hospital, Museu que hoje são administrados pela Associação de Moradores.