XIII CBC: Congresso fortalecerá o setor, diz Manfred Dasenbrock
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Dasenbrock, o XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que acontecerá em Brasília, de 9 a 11 de setembro, será um espaço de reflexão e discussão que "certamente terá como resultado o fortalecimento do setor cooperativista do país". O dirigente, que esteve na sede do Sistema Ocepar na tarde de segunda-feira (23/08), disse ter expectativas positivas quanto ao evento. Em comparação ao último Congresso, realizado há 10 anos, o cooperativismo do ramo crédito se fortaleceu de forma expressiva. "A expansão ocorreu por uma série de fatores, entre eles os avanços normativos conquistados e a estabilidade da economia. O ramo crédito se posicionará de maneira muito clara e objetiva no XIII Congresso", afirmou.
Ano de oportunidades - Segundo Dasenbrock, o ano de 2010 está sendo "extraordinário para o ramo crédito", sem sustos na economia - a crise mundial já passou. "Para as cooperativas está sendo um ano de oportunidades, estamos crescendo acima da média do sistema financeiro do país. Novos associados estão chegando, novas estruturas estão sendo construídas e o movimento cooperativista prossegue no caminho certo", disse.
.
Governança - O dirigente observou que algumas cooperativas de crédito no Paraná estão com mais de 60 mil cooperados, uma delas deve atingir a marca de 100 mil associados até o fim do ano. "Para que haja boa condição de governar, é preciso ter um quadro social organizado. Por isso, há um intenso trabalho de governança e formação de novas lideranças. Dessa forma, o sistema se fortalece, ganha credibilidade e mantém o processo de expansão", concluiu Manfred.