XÔ CPMF II: Hauly garante que votará contra prorrogação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) votará contra a prorrogação da cobrança da CPMF. Ele anunciou a decisão na quarta-feira (05/09), durante reunião de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) ao questionar o ministro do Planejamento Paulo Bernardo e outros convidados para debater esse tributo. "Tenho uma outra proposta que permite a prorrogação, desde que posteriormente seja deduzido de outros impostos, a exemplo do imposto de renda (pessoa física) e da contribuição previdenciária (jurídica)", afirmou.

Efeitos perversos - O deputado Hauly apresentou essa emenda com o objetivo de neutralizar a cobrança da CPMF. "É um instrumento arrecadatório muito bom, mas seus efeitos são perversos", afirmou. O deputado Hauly reafirmou a perversidade do sistema tributário nacional que se baseia no consumo, portanto, cobra imposto igual para ricos e pobres. "Devemos tratar de forma desigual, os desiguais", disse o deputado Hauly.

Sem distribuição de renda - Sem essa transformação radical do sistema tributário, o deputado avalia que não adianta pensar em imposto sobre grandes fortunas, pois não haverá distribuição de renda. Ele defende o imposto progressivo, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, onde se tributa a renda, portanto os mais ricos pagam mais tributos e os mais pobres pagam menos imposto.

Conteúdos Relacionados