XV JOVEMCOOP: Jovens da Batavo apresentam projeto vencedor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Como parte de uma das dinâmicas de trabalho do XV Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop), que acontece desde a noite de quarta-feira (30/08), no Hotel Aguativa, em Cornélio Procópio (PR), jovens de cada uma das 26 cooperativas participantes, foram “convocados” a elaborar, na manhã de ontem (31/08), projetos viáveis e que podem ser implantados de imediato dentro do sistema ou pelas próprias cooperativas nas comunidades onde atuam. Divididos em equipe, cada um dos 517 participantes, teve a oportunidade de apresentar a sua idéia de projeto para um mundo melhor. Cada sugestão necessitava ser discutida e depois eleita pelo grupo. Posteriormente o projeto de cada equipe foi apresentado pelos coordenadores de cada grupo para a plenária que elegeu através do voto qual o projeto mais viável e que pode ser colocado em prática de imediato. Dos 26 votos o projeto da cooperativa Batavo venceu com seis indicações de cooperativas presentes.
Solidariedade – O projeto vencedor apresentado pelos jovens da cooperativa Batavo, tem como foco famílias carentes. Segundo a argumentação apresentada no projeto, estatísticas indicam que devido ao inverno rigoroso na região dos Campos Gerais (Carambeí, Castro e Ponta Grossa) muitas pessoas acabam até falecendo por falta de cobertor. Pensando nessa situação, os jovens líderes idealizaram o “Inverno Sem Frio”, onde, através da tosquia de ovelhas na região, antes do período de inverno, meses de setembro a março. Até o mês de maio, poderiam ser produzidos acolchoados e nos meses de abril e julho seriam distribuídos para as famílias previamente cadastradas. O projeto vencedor recebeu das mãos do presidente da Sicredi Central Norte do Paraná, Élio César Maruch, um cheque no valor de R$ 1.000,00. O grupo decidiu que esse dinheiro será utilizado na compra de uma máquina de tosquia para dar o ponta-pé inicial ao projeto, para que se transforme em realidade. Para Henrique Degraf, estudante de agronomia e filho de cooperado, afirma que apesar do recurso ainda não ser suficiente para o projeto o grupo se comprometeu se mobilizar para arrecadar mais recursos, envolver a cooperativa e os cooperados nesta iniciativa. “Creio que já é um bom começo”, afirma Degraf.
Capal e Coagru - Em segundo lugar, ficaram os projetos das cooperativas Capal, de Arapoti e da Coagru, de Ubiratã. O projeto apresentado pelos jovens de Arapoti têm como foco principal a pessoa especial. “Projeto Beneficente para APAE”. A idéia é a compra de lâminas de corte de zinco para produção de embalagens. Além de adquirir esse material pretende-se a qualificação e profissionalização dos alunos e sua auto-sustentação e da própria instituição. Já o projeto apresentado pela equipe da Coagru tinha por tema; “Se competir é importante, cooperar é fundamental”. A sugestão de implantar valores cooperativos na formação de adolescentes em escolas de ensino fundamental. Sensibilizar para a importância da colaboração através de dinâmicas esportivas. Diminuir o individualismo, promover ajuda mútua, despertar o interesse de adolescentes para valores humanitários. “Necessidade do jovem ter uma formação permanente sobre os valores da cooperação, afim de formar cidadãos mais conscientes sobre seu papel na sociedade”, afirma o texto do projeto.
Boas idéias - “Da mesma forma que esse projeto da Batavo foi vencedor, muitos outros podem ser aplicados e desenvolvidos pelas cooperativas. Vamos formatar todas essas idéias e fazer chegara as mãos de nossos dirigentes cooperativistas para que vejam os resultados práticos que encontros como esses podem oferecer ao cooperativismo”, lembrou Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná e coordena o evento.
Atividades - O evento encerra na tarde desta sexta-feira (1/09) com diversas dinâmicas de trabalho, gincana da cooperação e com apresentação de um projeto final a ser desenvolvido simultaneamente pelas cooperativas presentes e também na elaboração de uma “Carta Aberta” do XV Encontro Estadual da Juventude Cooperativista. Na parte da tarde acontece as conclusões finais do evento com o retorno de cada delegação para suas cidades de origem.
Cooperativas - Estão presentes jovens cooperativistas de 26 cooperativas paranaenses, de São Paulo, Mato Grosso e da OCB. Participam as seguintes cooperativas paranaenses: Batavo (10), Bom Jesus (28), C.Vale (15), Camisc (10), Capal (9), Castrolanda (14), Coagro (15), Coagru (38), Coasul (6), Cocamar (34), Cocari (40), Coceal (01), Cofercatu (7), Coopavel (17), Coopermibra (11), Copacol (36), Copagra (15), Copagril (28), Corol (20), Integrada (45), Lar (16), Coagel (15), Nova Produtiva (25) e Witmarsum.